Sistema OCB-AP levantará discussão sobre a inclusão do Cooperativismo na Educação Profissional

O Sistema OCB-AP apresentará no I Seminário de Educação Profissional nesta sexta-feira, 12, às 10h, no Teatro das Bacabeiras, o painel “Inclusão do Cooperativismo no Currículo da Educação Profissional Brasileira – Perspectivas Educacionais de Inclusão de Jovens e Adultos no Mundo do Trabalho”.

A temática será abordada por Anderson Pena, que é Mestre em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional pela Universidade do Estado da Bahia; Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Metropolitana de Camaçari; Pós-graduado lato sensu em Gestão Educacional; e professor do Instituto Federal de Goiás (IFG). O Especialista possui experiência profissional e acadêmica em Cooperativismo, Educação do Campo, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos, Juventude Rural, Política Educacional, Educação a Distância, Educação Ambiental e Relações de Gênero.

Durante o Seminário, Anderson Pena, fará uma abordagem sobre a ausência histórica do cooperativismo no currículo educacional brasileiro. Além de explorar as possibilidades de reorganização do trabalho pedagógico de uma nova política de formação dos docentes da educação profissional, atraindo, novas perspectivas econômicas e sociais para jovens e adultos, visando o fortalecimento do sistema cooperativista do Brasil.

O painel integra a programação do Seminário que conta com exposições, debates, reflexões e proposições na perspectiva de ampliar as discussões em torno da educação profissional no sistema estadual de educação e contribuir para a efetivação de políticas de promoção e incentivo ao desenvolvimento profissional no Amapá.

Gestores, docentes, técnicos e alunos de instituições de ensino técnico de nível médio público e privado, instituições de ensino do Sistema “S”, instituições de ensino técnico e tecnológico, micro e pequenas empresas, sindicatos e cooperativas e técnicos das secretarias de Estado participam das discussões.

Parceiros

Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amapá (Fecomércio), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Instituto Federal do Amapá (Ifap), Sindicato das Indústrias Alimentar de Congelados, Super Congelados, Sorvetes, Concentrados e Liofilizados do Estado do Amapá (SINDCONGEL), Sindicato da Indústria da Construção Civil (SINDUSCON),Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Amapá (Sescoop/AP), Governo do Estado do Amapá, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Cursos Técnicos Apoena, Instituto Inova, Instituto de Ensino Superior do Amapá (IESAP), Grupo Madre Tereza, Moderno, e Escola Técnica Integrare.

Assessoria de Comunicação da OCB-AP

Contato: 98124-9681

About Lílian Guimarães

Assessoria de Comunicação OCB/AP Contato: 98124-9681

Comments are closed