História

O cooperativismo no Amapá, surgiu em 1944. Na época, o órgão oficial de registro de instituições dessa natureza jurídica, era o Serviço de Economia Rural do Ministério da Agricultura.
 
A Cooperativa Agrícola Escolar de Macapá Limitada foi fundada em 15 de outubro de 1944. Dentre suas atividades havia o cultivo de frutas e hortaliças e a criação de aves pelos alunos. Dez meses após sua fundação, foi realizada então a I Feira Livre de Produtos Agrícolas do Território Federal do Amapá, tornando-se referência para a população a aquisição de produtos da agricultura do Amapá.
 
Esteve presente na inauguração da feira seu grande incentivador e fomentador, o então, Governador Janary Gentil Nunes. Em seu discurso já fazia referência sobre a cultura da cooperação. Este então foi o primeiro grande promotor do cooperativismo no Amapá.
 
Em seguida, ainda em 1944, constitui-se a Cooperativa Escolar de Mazagão. Em dezembro de 1945, foi fundada a Cooperativa de Crédito de Macapá Limitada. Seu primeiro cooperado foi o próprio Governador Janary Nunes. Seus cooperados eram comerciantes, criadores e lavradores e suas atividades eram variadas, com vendas no varejo, atacado, insumos agrícolas, financiamento de atividades de seus cooperados e operações bancárias de qualquer natureza.
 
Depois outras cooperativas foram fundadas:
 
1946 – Cooperativa Popular de Consumo de Mazagão;
1947 – Cooperativa de Construção de Macapá LTDA;
1950 – Cooperativa Escolar do Curso Normal de Macapá;
1960 – Cooperativa dos Servidores de Telecomunicações do Território Federal do Amapá;
1963  – Cooperativa de Consumo dos Funcionários da Divisão de Produção de Macapá
 
A OCB no Amapá, surgiu em 1988 no ano da promulgação da Constituição Federal do Brasil, por iniciativa de dirigentes de cooperativas e com apoio de técnicos da Extensão Rural do Amapá, com o nome de Organização das Cooperativas do Estado do Amapá-OCEAP.
 
EM 1999 foi instalado no Amapá o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo-SESCOOP AMAPÁ.
 
EM 2003 a OCEAP, muda personalidade jurídica para sindicato, passando então a se chamar Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amapá- OCB AMAPÁ.

Comments are closed