Cooperativas alcançam resultados excelentes no Programa de Acompanhamento da Gestão

O Sistema OCB/AP e o Sescoop/AP têm investido em iniciativas como o Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC) que integra a Diretriz Nacional de Monitoramento e tem foco nos aspectos legal-societários da cooperativa.

Em 2016, cinco cooperativas se destacaram: Cooperativa Odontológica do Estado do Amapá (UNIODONTO/AP), Cooperativa de Condutores de Veículos Rodoviários de Macapá (COVEM), Cooperativa dos Taxistas Independentes de Rádio Táxi de Macapá (COOPITAXI), Cooperativa dos Mototaxistas Autônomos de Macapá (COOPMOTO) e Cooperativa de Trabalho e Bombeiro Civil do Estado do Amapá (COBOMCEAP).

O instrumento de aplicação, IAGC, ocorreu por meio de questionário próprio do programa, focando na análise criteriosa do Estatuto Social, do Registro de Matrícula, dos Livros de Atas da Assembleia Geral, do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal, além de alguns aspectos relativos aos Fundos Obrigatórios e à Contabilidade.

De acordo com a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/AP, Naiane Videira, participando do PAGC, a cooperativa tem calculado, automaticamente, seu Índice Geral de Conformidade Cooperativista, que mede quantos por cento, de todos os aspectos avaliados, foram considerados conformes a Lei.

“As oportunidades de melhoria identificadas no PAGC ajudam a cooperativa a melhorar suas práticas de governança e a aumentar sua segurança jurídica, isso foi observado em todo processo”, destacou Naiane.

Para Rodrigo da Silva, presidente da Coopmoto Amapá, o resultado positivo significa acima de tudo maturidade administrativa. “Estamos organizados e em pleno crescimento. O Sistema OCB foi fundamental neste processo”.

Dentre os principais benefícios trazidos pelo PAGC para as cooperativas está a conformidade legal estatutária, segurança jurídica dos atos junto dos órgãos fiscalizadores e Sistema OCB/AP, e ainda, a captação de demandas de treinamentos para desenvolvimento e fortalecimento da cooperativa.

About Lílian Guimarães

Assessoria de Comunicação OCB/AP Contato: 98124-9681

Comments are closed