Balanço do Sistema OCB Amapá de 2016 fecha com saldo positivo

O Sistema OCB Amapá finalizou o ano de 2016 com saldo positivo. Foram muitos investimentos em cursos, capacitações e intercâmbios.

– Curso Preparatório de Assembleias e Secretários de Cooperativas

– Capacitação para o combate ao Mosquito da Dengue

– Curso de Formação de Conselheiros Fiscais e Dirigentes de Cooperativas

– Cursos de Contabilidade, gestão financeira, participativa e planejamento estratégico.

– Formação Continuada com curso de Manejo de Açaizais de Grota e Várzea.

A formação continuada em Gestão Estratégica de Cooperativas (Gescoop) também foi umas das iniciativas que contribuiu e deu muito certo no sistema. Foram cinco módulos com cerca de 10 cooperativas participantes, e um índice de satisfação de ultrapassou os 80%.

Eventos

Essa integração também esteve na realização de muitos eventos. Uma marca de sucesso de 2016 para o Sistema OCB Amapá. Desde o lançamento do Dia de Cooperar, até a ação do Dia de Cooperar que ocorreu no Garimpo do Lourenço. O Sistema também realizou o Seminário de Educação Profissional, o lançamento do Cooper Jovem, o Encontro de Dirigentes, participou do Seminário da Zona Franca Verde, entre outros eventos.

Intercâmbios

Os intercâmbios oportunizaram as cooperativas trocas de conhecimento, amadurecimento profissional e um novo olhar para o cooperativismo.

O primeiro intercâmbio foi realizado no município de Laranjal do Jari, onde toda equipe do Sistema OCB pôde visitar e acompanhar de perto a inauguração da fábrica de castanha e o trabalho desenvolvido pela Coopeflora; a atuação do setor madeireiro com a Coopmoveis; a extração de subprodutos da castanha pela Comaru, na comunidade de São Francisco do Iratapuru; e o trabalho da cooperativa liderada por mulheres castanheiras na comunidade de água branca.

Os intercâmbios também foram para fora do estado, no ramo transporte para Belo Horizonte, e no ramo saúde, para o Rio de Janeiro.

Além das viagens para Maringá onde foi apresentado para comitiva amapaense o modelo de produção de soja. E outras viagens pelo estado como Oiapoque, e demais municípios.

O trabalho não terminou aí, foram inúmeras palestras sobre cooperativismo, assessorias, visitas técnicas e reuniões nos quatro cantos do Amapá. E claro, a inauguração de quatro novas cooperativas.

A expectativa é que muitas outras cooperativas sejam inauguradas em 2017, e as que estão no mercado permaneçam em pleno crescimento colaborando com o desenvolvimento do Amapá.

 

About Lílian Guimarães

Assessoria de Comunicação OCB/AP Contato: 98124-9681

Comments are closed