Sistema OCB-AP e Cooperativa AGROPORTO, realizam o I ENCONTRO DE COOPERATIVAS AGROFLORESTAL DO AMAPÁ.

Foi realizado neste sábado (02.12), o I ENCONTRO DE COOPERATIVAS AGROFLORESTAL DO AMAPÁ, com lançamento do Projeto AMAPÁ AGROINDUSTRIAL, de iniciativa da Cooperativa AGROPORTO. Um projeto que visa a verticalização da fruticultura no Estado, com a integração de cooperativas de todos os municípios que tenham interesse em agregar valor a produção.

O evento contou com ampla participação das cooperativas do ramo agropecuário e de produtores rurais da região.

Compuseram a mesa as instituições parceiras do projeto:

– Banco do Brasil, Sr Eduardo Oliveira, Gerente de Mercado;

– Associação Comercial do Amapá-ACIA, Sr Jaime Nunes-Presidente;

– Banco da Amazônia, Sr Gledson Salles- Gerente;

– Governo do Amapá, Sr Edson Santos – Presidente do PESCAP;

– Sistema OCB-AP, Presidente Gilcimar Pureza;

– Associação dos  Criadores do Amapá-ACRIAP, Presidente Jesus Pontes;

– Deputado Federal Marcos Reategui

– Mauro Souza, Presidente Cooperativa AGROPORTO.

Além de representantes do SEBRAE, Deputado Max da AABB.

Após as exposições das instituições e sua parceria no projeto, ficou deliberado agendas específicas com as cooperativas com Banco do Brasil e ACIA para desenvolvimento de outras atividades comerciais além da fruticultura e as polpas de frutas.

O presidente Gilcimar Pureza falou que o evento foi um sucesso e mostra um novo comportamento dos dirigentes das cooperativas no desenvolvimento das atividades comerciais na profissionalização da gestão.

O deputado Marcos Reategui falou que este movimento do agronegócio seja por grandes produtores de grãos ou por agricultores familiares e pescadores é a melhor alternativa para o desenvolvimento do Amapá, pois os recursos federais que por anos mantiveram o Estado agora são insuficientes para suas necessidades e falou dos  projetos dos quais seu mandato tem colaborado e se colocou a disposição do Sistema OCB-AP para apoiar no que for preciso para fortalecer essas atividades, dentre elas o empenho na prorrogação do prazo da Lei 13340 que anistia de juros de dívidas e facilita a renegociação com Banco da Amazônia como exemplo.

About Lílian Guimarães

Assessoria de Comunicação OCB/AP Contato: 98124-9681

One Comment

  1. Ildeci Oliveira Maciel

    Certamente uma iniciativa significativa para deixarmos para trás o amadorismo na gestão e a agricultura de subsistência e partirmos para o profissionalismo da gestão coletiva e desenvolvermos uma produção comercial, pois, somente assim deixaremos de ser pequenos agricultores isolados e passaremos a ser Produtores Rurais com produtividade e volume de negócio.
    M@ciel.

Deixe uma resposta