Sistema OCB Amapá constitui Cooperativa de Produtores Extrativistas no Arquipélago do Bailique

O cooperativismo de Norte a Sul do Amapá. Na última terça-feira, 14, foi fundada a Cooperativa dos Produtores Extrativistas do Bailique (AMAZON BAI), na comunidade do Buritizal, no Arquipélago do Bailique.

Na linha de frente da Cooperativa está o presidente Rubens Gomes; o tesoureiro, Geová Alves; e o secretário geral, Dimauro Lopes.

Todos os cooperados são certificados pelo selo internacional de produção sustentável FSC. O Amapá, portanto, possui a única cooperativa do mundo com certificação internacional de açaí. Fruto de um trabalho realizado a pelo menos três anos na região, com diversas atividades para cumprir o protocolo comunitário que prevê rigorosas regras para obtenção desta certificação. O processo foi realizado pela Oficina Escola de Luteria do Amazonas (OELA), a Associação Comunitária dos Trabalhadores do Bailique (ACTB), Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), e acompanhado pela ONG Greenpeace.

“É um marco para o Bailique em duas vertentes. Primeiro pela certificação, seguido pela criação da Cooperativa que irá fortalecer ainda mais o trabalho desenvolvido na região”, disse o presidente da Cooperativa Amazon Bai, Rubens Gomes.

O Sistema OCB-AP integra o projeto como entidade parceira no processo de constituição e acompanhamento da Cooperativa, além da inserção no mercado e acompanhamento da gestao com os programas do SESCOOP/AP.

“Inicialmente são 36 cooperados fundadores, mas, com o potencial que o Bailique tem, esse número deve chegar a 76, que são o total dos certificados na região. Lembrando que o processo de certificação ainda terá continuidade”, destacou o presidente do Sistema OCB Amapá, Gilcimar Pureza.

Desdobramentos

Nesta quinta-feira, 16, haverá uma vídeo conferência com a rede de supermercados CARREFOUR no sistema OCB-AP, para negociação de produtos do Consórcio de Produção de Alimentos com as cooperativas do Amapá.

Perspectivas

As entidades promotoras agora irão buscar a certificação para outros produtos como a castanha do Brasil e o cacau do Estado do Amapá.

About Lílian Guimarães

Assessoria de Comunicação OCB/AP Contato: 98124-9681

Comments are closed