Prêmio SOMOSCOOP celebrando a força do cooperativismo

Uma noite para celebrar o talento de quem trabalha, todos os dias, para fazer do cooperativismo brasileiro um dos mais fortes do mundo. Foi assim a cerimônia de entrega dos troféus da 10ª edição do Prêmio SOMOSCOOP – Melhores do ano, realizado agora há pouco, em Brasília, pelo Sistema OCB. O evento contou com a participação de lideranças cooperativistas, autoridades políticas e amigos e parceiros do movimento.​

O Sistema OCB Amapá estava representado pelo presidente da OCB/AP, Gilcimar Pureza; o superitendente do Sescoop/AP, Juarez Oliveira, e o conselheiro da OCB/AP, Marcelo Padilha. “É extramente importante e gratificante fazer parte e ajudar a construir a história do cooperativismo”, ressaltou Gilcimar Pureza.

Aguardado com muita expectativa não só pelas cooperativas finalistas, mas todos os atores do setor cooperativista, o ranking do prêmio ficou assim:

Categoria: Comunicação e Difusão do Cooperativismo

1º lugar – Coocafé

2º lugar – Aurora Alimentos

3º lugar – C.Vale

Categoria: Cooperativa Cidadã

1º lugar – Unimed Nordeste RS

2º lugar – Copacol

3º lugar – Sicredi Celeiro do MT

Categoria: Desenvolvimento Sustentável

1º lugar – Coogavepe

2º lugar – Unimed Cuiabá

3º lugar – Sicoob Aracoop

Categoria: Fidelização

1º lugar – Coopertransc

2º lugar – Cooper Cred Pif Paf

3º lugar – Cooperativa Agropecuária de Macuco

Categoria: Inovação e Tecnologia

1º lugar – Coplana

2º lugar – Coopama

3º lugar – Coodapis

Categoria: Intercooperação

1º lugar – Copacol

Com: Coagru, Unitá e Coperflora.

2º lugar – Fecoagro SC

Com: Cooper A1, Cooperauriverde, Cooperja, Copérdia, Cooperitaipu, Cravil, Aurora Alimentos, Coocam, Cooperalfa, Coopervil e Coolacer.

3º lugar – Lar

Com: C. Vale, Copacol e Coopavel.

SIGNIFICADO – Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o resultado do 10º Prêmio SOMOSCOOP significa muito para o país. “Hoje, estamos aqui para celebrar o esforço de cada cooperado brasileiro; homens e mulheres que trabalharam muito para superar as dificuldades de uma crise econômica que dificultou demais a vida do trabalhar. Ao longo deste ano, falei muito que o cooperativismo é uma fonte perene de confiança e a maior prova disso é este troféu, entregue a cooperativas de regiões distintas, com tamanhos e atividades diferentes. Estou muito satisfeito, pois temos excelentes exemplos para o Brasil e para o mundo”, declarou a liderança.

IMPORTÂNCIA – O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, também deixou sua mensagem aos cooperados brasileiros: “ser cooperativista é saber que somos todos um só. É acreditar que só é possível ter um mundo justo e equilibrado quando desenvolvimento econômico e social andam de mãos dadas. Mais do que acreditar nisso, ser cooperativista é trabalhar por isso. Uma atuação pautada na transparência e na austeridade, reforçando o compromisso com o nosso país.”

JULGAMENTO – Nesta edição, o Prêmio SOMOSCOOP contou com uma participação muito especial e que merece o reconhecimento das cooperativas brasileiras: a comissão julgadora, formada por representantes: da Apex, Banco Central, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Embrapa, FAO, FNQ, IICA, Isto é Dinheiro, Ministério da Agricultura, Ministério do Trabalho e Previdência Social, Natura, Observatório do Cooperativismo e Sebrae. Todo o processo foi auditado pela empresa CSS Auditores Independentes.​

SAIBA MAIS – O Prêmio SOMOSCOOP, entregue a cada dois anos, é a nova marca do até então chamado prêmio “Cooperativa do Ano”, que já reconheceu, ao longo dos últimos 12 anos, 81 cooperativas de 17 estados brasileiros. De cara nova, o prêmio é um reconhecimento à criatividade das cooperativas brasileiras e, principalmente, aos bons resultados obtidos por elas. Com esta iniciativa, o Sistema OCB reforça o papel das cooperativas – um modelo de negócio competitivo, gerador de renda, de felicidade e que se preocupa com o econômico, sem se esquecer do social.

About Lílian Guimarães

Assessoria de Comunicação OCB/AP Contato: 98124-9681

Comments are closed