Palestra sobre cooperativismo desperta novo olhar dos educadores do Amapá

O poder de transformação do cooperativismo foi o tema escolhido pelo Sistema OCB-AP para integrar as discussões do I Seminário de Educação Profissional nesta sexta-feira, 12, no Teatro das Bacabeiras.

De forma dinâmica o palestrante, Anderson dos Anjos, conseguiu envolver o público presente, e despertar um novo olhar por meio da abordagem “Inclusão do Cooperativismo no Currículo da Educação Profissional Brasileira – Perspectivas Educacionais de Inclusão de Jovens e Adultos no Mundo do Trabalho”.

O Especialista pontuou uma visão histórica da ausência do cooperativismo na educação profissional e do aprimoramento do pensamento científico sendo componente fundamental para a conscientização e valorização do ser humano no processo democrático. Questionamentos que fizeram os educadores repensarem a forma de integrar o cooperativismo a educação.

“Precisamos explorar as possibilidades de reorganização do trabalho pedagógico de uma nova política de formação dos docentes da educação profissional, atraindo, novas perspectivas econômicas e sociais para jovens e adultos, visando o fortalecimento da educação brasileira. É necessário se integrar ao processo participativo no trabalho do ser humano, e o cooperativismo tem um papel fundamental neste contexto”, destacou Anderson dos Anjos.

O presidente do Sistema OCB-AP, Gilcimar Pureza, destacou que a escolha do tema, e do palestrante, `casa` diretamente com a necessidade de provocar nas instituições de ensino um olhar diferenciado do cooperativismo como ferramenta de disseminação de conhecimento e gestão.

“O Seminário nos oportunizou o início de uma discussão que tem muito o que avançar. É um bom começo, as pessoas estão mais integradas ao assunto, e a visão geral, nos permite acreditar que nos próximos anos muita coisa pode avançar no setor. O Sistema OCB estará sempre de portas abertas e sem dúvida fará parte deste novo momento democrático da educação profissional”, compartilhou o presidente.

Palestrante

Anderson dos Anjos  é Mestre em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional pela Universidade do Estado da Bahia; Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Metropolitana de Camaçari; Pós-graduado lato sensu em Gestão Educacional; e professor do Instituto Federal de Goiás (IFG). O Especialista possui experiência profissional e acadêmica em Cooperativismo, Educação do Campo, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos, Juventude Rural, Política Educacional, Educação a Distância, Educação Ambiental e Relações de Gênero.

Parceiros

Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amapá (Fecomércio), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Instituto Federal do Amapá (Ifap), Sindicato das Indústrias Alimentar de Congelados, Super Congelados, Sorvetes, Concentrados e Liofilizados do Estado do Amapá (SINDCONGEL), Sindicato da Indústria da Construção Civil (SINDUSCON),Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Amapá (Sescoop/AP), Governo do Estado do Amapá, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Cursos Técnicos Apoena, Instituto Inova, Instituto de Ensino Superior do Amapá (IESAP), Grupo Madre Tereza, Moderno, e Escola Técnica Integrare.

Assessoria de Comunicação da OCB-AP

Contato: 98124-9681

About Lílian Guimarães

Assessoria de Comunicação OCB/AP Contato: 98124-9681

Comments are closed