No AP, ‘Dia de Cooperar’ visa a inclusão social e profissional de pessoas com deficiência

Voluntários de cooperativas no Amapá se reúnem neste sábado (1º) para realizar atendimentos gratuitos à comunidade no evento “Dia de Cooperar”. A ação, que é realizada até às 15h em um shopping na Zona Sul de Macapá, tem serviços gratuitos à população e nesta edição, visou a inclusão social e profissional para pessoas com deficiência.

Segundo a superintendente do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) no Amapá, Patrícia Souza, pessoas portadoras de algum tipo de deficiência ainda encontram dificuldades para conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Com isso, a ação ofereceu atendimentos que favorecem a qualificação profissional.

Superintendente do OCB no Amapá, Patrícia Souza (Foto: Jéssica Alves/G1)

“Nosso foco é trabalhar empregabilidade para pessoas com deficiência, com qualificação profissional e geração de renda, com atendimentos no setor público e privado, além da seleção de currículos”, destacou.

O presidente do Conselho Estadual de Direitos de Pessoas com Deficiência, João de Jesus, diz que o cooperativismo é um dos espaços em que os deficientes têm mais oportunidades para serem inseridos no mercado de trabalho.

“A inserção no mercado ainda é muito focada em concurso público e iniciativa privada, e para os portadores com deficiência a dificuldade ainda é maior. Mas com as cooperativas, esse caminho pode ser facilitado, sobretudo com o incentivo ao empreendedorismo”, comentou.

Jaime Gomes diz que iniciativa é um diferencial para a inclusão (Foto: Jéssica Alves/G1)

Jaime Gomes diz que iniciativa é um diferencial para a inclusão (Foto: Jéssica Alves/G1)

O autônomo Jaime Gomes, de 44 anos, buscou atendimento de saúde e regularização de documentos durante a ação. Para ele, a iniciativa é um diferencial para a inclusão social.

“Foi uma boa oportunidade para que eu pudesse resolver alguns problemas em relação a documentos, pois no dia a dia enfrento dificuldades com a burocracia e falta de acessibilidade em muitos órgãos”, reclamou.

Mais de 20 empresas fizeram atendimento para aproximadamente 4 mil pessoas, com serviços de saúde, assistência social, beleza e cidadania somente na manhã deste sábado. O desafio do “Dia C” é estimular o desenvolvimento de projetos que possam gerar benefícios para as comunidades em que as cooperativas estão inseridas, informou a organização do evento.

Atendimentos ocorrem em um shopping na Zona Sul de Macapá (Foto: Jéssica Alves/G1)

Fonte: G1 Amapá

About Lílian Guimarães

Assessoria de Comunicação OCB/AP Contato: 98124-9681

Comments are closed