COOPERADOS E COMUNIDADE CELEBRAM O DIA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO

dia C

Cooperativas de todo o país se reuniram, no último sábado (1º), para se dedicar ao bem das pessoas e das comunidades, oferecendo serviços gratuitos. Assim foi a comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo. Com o apoio do Sistema OCB, os cooperativistas também aproveitaram a data para celebrar os resultados da campanha Dia de Cooperar 2017, que traz projetos de responsabilidade socioambiental ao longo de todo o ano para mais de 700 cidades em todo o país. Este ano, a expectativa é beneficiar mais de um milhão de pessoas com projetos contínuos e mais de 1,3 mil ações em todos os estados e no Distrito Federal.

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, parabenizou as cooperativas e voluntários envolvidos. “Esse esforço coletivo mostrou à sociedade os princípios e a essência do cooperativismo, na prática. Este é um movimento que não deixa ninguém para trás e faz isso por meio da responsabilidade socioambiental, da adesão voluntária e do interesse das cooperativas pela comunidade”, afirma.

BRASIL

As atividades comemorativas ocorreram por todo o Brasil. Nos 26 estados e também no Distrito Federal, as cooperativas puderam se aproximar um pouco das comunidades, mostrando o diferencial deste movimento econômico inclusivo e socialmente responsável. Os números oficiais ainda estão sendo contabilizados, mas espera-se que a meta de beneficiar 1 milhão de pessoas tenha sido alcançada com êxito.

Em Minas Gerais, por exemplo, onde surgiu o Dia C, a celebração foi na Praça da Assembleia, em Belo Horizonte. Com uma programação cultural diversificada, a manhã foi animada com apresentações de teatro e shows musicais para agitar o público. A aposentada Áurea Caroli, foi do Rio de Janeiro para visitar uma amiga na capital mineira. Ela aproveitou o evento para checar como está de saúde. “Puxaram minha orelha pois minha pressão está alta. Mas achei esse serviço maravilhoso. Os mineiros são muito atenciosos”, relata.

Na capital paulista, a comemoração encantou as famílias que foram conferir a programação no Memorial da América Latina. A dona de casa Lisandra Augusto trouxe os sobrinhos para assistir à apresentação “Alice Live”, dos grupos Giramundo e Pato Fu. “O espetáculo é maravilhoso. Tanta qualidade em uma peça teatral como essa e ainda de forma gratuita. Meus sobrinhos ficaram maravilhados, principalmente os pequenos. Acredito que mais ações como essa devem acontecer não só agora, mas em outros municípios do estado”, comentou.

No Rio de Janeiro, a celebração foi realizada no Largo do Machado. Imbuída pelo espírito de cooperar, a guarda municipal Rute Freitas deixou o cabelo crescer e fez a doação de 20 centímetros de seus cachos ao projeto social “Laços de amor”, que participa do Dia C, em parceria com a Sicoob Cremendes. “Cabelo cacheado é raro nas perucas e as mulheres que perdem seus cachos com a quimioterapia querem uma peruca que lembre o cabelo como ele era antes”, explica Alessandra Moraes, fundadora da ONG que fabrica perucas para doação a mulheres com câncer.

Em Porto Alegre (RS), a celebração bateu recorde de público. Mais de 25 mil pessoas passaram pelo Largo Glênio Perez no último sábado. Com espírito cooperativista do início ao fim, a população participou de campanha de incentivo à doação de órgãos, educação financeira e diversos serviços. O público presente também teve a oportunidade de prestigiar diversos shows como Grupo Zueira, Lucas e Felipe, Thomas – vencedor do The Voice Kids, Pedro Ortaça, Rafael Malenotti e Mc Jean Paul.

CENTRAL DE INFORMAÇÃO

O Dia C mostrou que, assim como o lema do Dia Internacional do Cooperativismo e o tema da campanha deste ano, atitudes simples movem o mundo e as cooperativas têm o importante papel de não deixar ninguém para trás. Saiba mais sobre o Dia de Cooperar no site: diac.somoscooperativismo.coop.br.

About Lílian Guimarães

Assessoria de Comunicação OCB/AP Contato: 98124-9681

Comments are closed