Apoia Projeto Bem Diverso da Embrapa que atende o Consórcio de Produção de Alimentos do Sistema

Representantes do Sistema OCB/AP acompanharam na manhã do último domingo, 28, o lançamento do Projeto Bem Diverso, que ocorreu na Comunidade da Ilha do Meio, no Afuá/PA, realizado pela Embrapa Amapá, com financiamento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Fundo Global do Meio Ambiente (GEF).

A OCB Amapá e a Emater Pará também são parceiras do Projeto que atende diretamente as diretrizes do Consórcio de Produção de Alimentos do Sistema, onde toda a cadeia produtiva do açaí, contempla o manejo, comercialização, mapeamento, manipulação, certificação e sequestro de carbono. No Estado, o Projeto beneficiará diretamente a Acaicoop e a Bio Açaí que trabalham com a manipulação do fruto.

Além de conservar a biodiversidade brasileira o projeto também gera renda para comunidades tradicionais e agricultores familiares. A iniciativa foi implantada em outras regiões do país em 2015 com duração prevista de cinco anos.

O projeto atuará em dois eixos principais: 1) desenvolvimento e promoção do uso de técnicas de manejo para extração e uso sustentável de produtos florestais não madeireiros (PFNM) e promoção de sistemas agroflorestais (SAF) e 2) identificação dos gargalos financeiros e de mercado que comprometem o aumento da produção e da renda de comunidades agroextrativistas e agricultores familiares.

Assessoria de Comunicação da OCB-AP

Contato: 98124-9681

About Lílian Guimarães

Assessoria de Comunicação OCB/AP Contato: 98124-9681

Comments are closed