A RENCA foi tema de uma das maiores discussões e mobilizações do município de Laranjal do Jari e região, em prol do desenvolvimento do Amapá.
A iniciativa foi proposta pelo vereador Marcelo Padilha, em parceria com a Federação das Cooperativas de Mineração e Garimpeiros do Estado do Amapá (FECOOMI) e o Sistema OCB AMAPÁ.
Abraçada por garimpeiros, castanheiros, e extrativistas a Audiência Pública reuniu painéis e debates fundamentais para organização e mobilização das categorias.
A Renca tem 2,3 milhões de hectares no Amapá com alto potencial de ouro e outros metais preciosos e o vereador de Laranjal do Jari, Marcelo Padilha, falou a importância da mobilização para reverter essa realidade.
“Vivemos em terras preservadas, sentados em cima das nossas riquezas e perecendo com nossa gente com inúmeras necessidades. Mudar essa realidade é um clamor do nosso povo e a luta é em prol de milhares de famílias”, destacou o vereador Marcelo Padilha.
A presidente do Sistema OCB-AP, Maria Nascimento, ressaltou. “Deixem as nossas Cooperativas, mulheres e homens de bem trabalharem. Temos uma história de luta e precisamos de respeito e valorização”.
O evento foi marcado por posicionamentos fortes e legítimos como o do garimpeiro e presidente da FECOOMI, Chico Nogueira. “Somos os reais e legítimos habitantes desse lugar, e queremos mostrar o que é de fato sustentabilidade. Carregamos o barro nas unhas, mãos calejadas pelas minas em prol do sustento das nossas famílias. Somos pessoas honestas e trabalhadoras, e lutaremos até vencer essa batalha”.
O prefeito de Laranjal do Jari, Márcio Serrão, também participou da audiência e sinalizou apoio a luta de todos, incluindo os madeireiros.
O assessor Jurídico da FECOOMI, Lindoval do Rosário, pontuou questões jurídicas que envolvem a RENCA e a importância da força política para reverter decisões ultrapassadas.
O presidente da Federação de Garimpeiros do Mato Grosso, Gilson Camboim, apresentou o caso de Peixoto de Azevedo-MT da COOGAVEPE, assim como outras cooperativas que possuem pelos exemplos de inovação, projetos sociais e de educação ambiental a marca do desenvolvimento econômico.
O evento foi encerrado com a fala do Garimpeiro e Agricultor, Cláudio Barbosa, que liderou a delegação de Mato Grosso que veio prestigiar a Audiência e declarar apoio a luta dos garimpeiros, agricultores e extrativistas do povo do Amapá.
“O Amapá é um gigante adormecido. Eu me arrepiei com tudo que vi, por favor, se mobilizem e mudem essa realidade. Só a força do povo do Amapá poderá reverter essa realidade e contem com a gente para somar nessa luta”.