O cooperativismo mostra sua força mais uma vez. Na tarde desta quinta-feira, 14, o Sistema OCB e Sescoop Amapá reuniram os parceiros do Dia de Cooperar 2018 que ocorrerá no dia 30 de junho, no Instituto Federal do Amapá (IFAP), do município de Laranjal do Jari.
Com a temática “Feira de profissões, orientação vocacional, empreendedorismo e cooperativismo” o Dia C deste ano será voltado para a juventude.
“O objetivo principal desta ação é despertar a juventude para o mercado de trabalho a partir do Cooperativismo e Empreendedorismo, ressaltando a importância da educação/qualificação profissional” destacou a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do SESCOOP-AP, Naiane Videira.
Durante a reunião foi apresentado o Projeto do Dia C, o croqui com a localização de cada stand dos parceiros, a logística que será aplicada, além do alinhamento das atividades que cada um irá desempenhar.
“Estamos empenhados para fazer um grande evento. Com a união de todos certamente deixaremos uma grande contribuição para juventude de Laranjal do Jari”, ressaltou a superintendente do Sistema OCB-AP, Patrícia Sousa.
Parceiros 2018
IFAP, SEED, SETE, SEJUV, SEST/SENAT, SENAI/SESI, SENAC, SESC, SEBRAE, CEFOPA, FUNDAÇÃO JARI, REGIONAL DE SAÚDE E TODO O SEGMENTO COOPERATIVISTA.
Dia C no Amapá
O Dia C é realizado no Amapá desde 2014. A primeira iniciativa foi voltada para o meio ambiente, com a limpeza da orla da cidade do município de Oiapoque.
Em 2015, o trabalho se voltou para a Casa da Hospitalidade no município de Santana, onde foram realizados trabalhos pontuais de reformas e atendimentos sociais e de saúde junto da comunidade do entorno. Já em 2016 o Dia C seguiu pra mais longe, chegando até o Garimpo do Lourenço, em Calçoene, onde a temática foi o combate do mosquito Aedes Aegypti e contou também com inúmeros atendimentos.
Em 2017, uma super estrutura foi levada para o estacionamento do Shopping Garden, onde a palavra de ordem foi “Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho”.
A força do Cooperativismo
O cenário brasileiro mostra a força do ato de Cooperar. Em 2017 as iniciativas em todo Brasil reuniram 120 mil voluntários, 1.081 municípios, 1.563 cooperativas e mais de 2 milhões de beneficiários.