O Sistema OCB Amapá compõe a comissão de monitoramento do 11º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola – o Censo Agro 2017 – que foi lançado simultaneamente em todo o país com o objetivo de conhecer as características e a produção de mais de cinco milhões de estabelecimentos agropecuários em 5.570 municípios do território nacional.
“No Amapá, pela primeira vez será verificada a produação real cooperativada, além de outros dados que para nós é importantissimo sabermos por meio de um órgão oficial – que tamanho nós somos e o que produzimos no campo”, compartilhou o presidente do Sistema OCB-AP, Gilcimar Pureza.
O Sistema OCB-AP contribuirá com as informações das cooperativas do ramo agropecuário. Informando a localização, número de cooperados e outros dados. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), será o órgão responsável pela pesquisa. O objetivo do levantamento é buscar dados detalhados desde a agricultura familiar até o agronegócio (conjunto de operações da cadeia produtiva agropecuária do trabalho agropecuário até a comercialização). O trabalho de coleta de dados deve encerrar em fevereiro de 2018, as primeiras informações serão divulgadas em maio do mesmo ano. A previsão é que em 2019 sejam divulgados os resultados finais.
O trabalho de coleta de informações será realizado através de preenchimento de questionário eletrônico, sobre o total de estabelecimentos e o que produzem; utilização de pessoal e mão de obra; caracterização do produtor; distribuição e uso de terras, entre outros dados do setor. De acordo com o IBGE, as informações são completamente sigilosas e usadas apenas para estatísticas. O período de referência da pesquisa será de 1º de outubro de 2016 a 1º de setembro de 2017.
Além de fundamentais para entender a agropecuária do país e, especificamente, do Amapá, os resultados do Censo Agro 2017 serão incluídos na nova estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) – medida do valor dos bens e produtos que o país produz. Dessa forma, será possível a comparação do agronegócio com as demais atividades econômicas.
Para que o levantamento seja realizado no Amapá, haverá quatro postos de coleta responsáveis por diferentes regiões do Estado: Laranja do Jari (Laranjal do Jari de Vitória do Jari); Porto Grande (Porto Grande, Ferreira Gomes, Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio); Amapá (Amapá, Tartarugalzinho, Pracuúba e Calçoene e Oiapoque) e Macapá (Macapá, Santana, Mazagão, Itaubal e Cutias do Araguari). Além disso, haverá um posto de coleta no munícipio de Afuá, no Pará, cuja realização do Censo Agro é de responsabilidade da Unidade do IBGE no Amapá, devido a proximidade.
Lílian Guimarães
Comunicação OCB-AP
Jornalista e RP
Especialista em Comunicação
Santa Mídia Comunicação
(96)98124-9681