Sistema OCB-AP e instituições parceiras promovem 1º Fórum Estadual de Educação Ambiental do Amapá, através do CIEA AP

O I Fórum Estadual de Educação Ambiental do Amapá, realizado nos dias 14 e 15 de junho, no Museu Sacaca, em Macapá, marcou a criação de um espaço permanente de diálogos e troca de conhecimentos sobre o cenário atual da educação voltada ao meio ambiente, em nível estadual.

O evento foi organizado pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA) do Amapá, dispositivo formado por várias instituições ligadas ao meio ambiente e do qual a Organização das Cooperativas brasileiras no Amapá-OCB tem assento e fez parte da coordenacao do fórum.

Com o tema “Educação Ambiental: Sustentabilidade, Territórios e suas Dimensões”, o evento reuniu diversos segmentos da sociedade, representados por secretarias de governo, Tribunal de Contas, Ministério Público, Conselho de Educação, sociedade civil organizada, comunidade em geral, professores e estudantes.

O evento incluiu ações educacionais através de palestras, rodas de conversas e apresentações de projetos sustentáveis

O assessor jurídico do Sistema OCB-AP, Dr. Eide Figueira, encerrou a programação do 1º dia com uma palestra sobre o tema Agricultura Familiar, Agronegócio, e a Educação Ambiental, na qual ele também apresentou o cooperativismo como modelo de negócio.

No segundo dia, o Fórum seguiu com debates sobre: Educação Ambiental como Princípio da Ação Política dos Povos Indígenas, Quilombolas e Tradicionais, apresentação dos projetos sustentáveis Lixo Zero e Rio Amazonas, Limpo e Saudável.

Também participaram do evento as cooperativas Mãos que Criam, com a presidente Vera Lima e equipe, que expuseram mostras das biojoias artesanais feitas com escamas de variadas espécies de peixes da região e tinturas maracá-cunani, além de peças decorativas artesanais confeccionadas com cipów, a Imagem e Cia, cooperativa representada pela presidente Débora Bararuá e diretores, que levaram bolsas (ecobags) confeccionadas de materiais recicláveis como lonas de banners, sombrinhas e outros objetos que iriam para o lixo e foram transformados em roupas artísticas para o teatro.

O Fórum fez parte da programação Junho Verde 2023, coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), que este ano tem como tema ‘Meio Ambiente e Educação: Pilares para o Desenvolvimento’.

About Lílian Guimarães

Assessoria de Comunicação OCB/AP Contato: 98124-9681

Comments are closed.