O presidente do Sistema OCB-AP, Gilcimar Pureza, e o Conselheiro do Sescoop-AP, Rogério Alcântara, reuniram na tarde desta quarta-feira, 11, com líderes da mineração de todo estado para traçar uma programação que irá reunir iniciativas a favor da mineração no Amapá. As agendas ocorrerão em maio.
A extensa agenda do Ramo Mineral das Cooperativas do Amapá inicia com o Encontro Estadual onde será lançado a “Carta dos Garimpeiros do Amapá”, contra criminalização do setor e a falta de políticas públicas de apoio, que será realizado em Macapá.
“No Encontro Estadual pretendemos celebrar um Acordo de Cooperação com a UEAP, para dar suporte as condicionantes ambientais exigidas por lei a ser realizada pelos alunos de Engenharia Florestal, Química e de Produção e diagnóstico do Ramo Mineral das Cooperativas do Amapá”, destacou Gilcimar Pureza.
Em seguida, os representantes do setor irão até Brasília para Audiência no Ministério da Indústria e Comércio onde irão entregar a Carta dos Garimpeiros do Amapá.
A agenda também prevê o Intercâmbio na
Cooperativa de Peixoto, no Mato Grosso, para conhecer as boas práticas de gestão ambiental e Inovação Tecnológica.
“Precisamos de iniciativas desta natureza. A OCB-AP e o presidente Gilcimar tem tido o entendimento necessário que precisamos para avançar e ter o devido reconhecimento e fortalecimento. Vamos caminhar juntos e unidos com as demais cooperativas”, destacou o presidente da COEMAP, Chico Nogueira.
Estiveram presentes representantes das seguintes Cooperativas: COOMEJE – Laranjal do Jari, COOPVALE – Pedra Branca, COOPGAVIN – Porto Grande, COOGACA – Tartarugalzinho, COOMING – Pedra Branca, COOGAL – Calçoene e COEMAP – Sede Macapá.