Cooperativas que integram o setor da mineração, lideradas pelo Sistema OCB-AP participaram na manhã de quinta-feira, 21, de uma reunião com o governador do Amapá, Waldez Góes no Palácio do Setentrião.
Na reunião foi discutido com a Agência Amapá de Desenvolvimento Econômico a estratégia do governo para legalizar e apoiar a atividade garimpeira e mineração de pequeno porte no Estado. A nova estratégia foi explicada durante encontro que reuniu representantes de cooperativas garimpeiras, de mineradores informais e de pequenas empresas de mineração.
A explanação sobre o novo mecanismo foi feita pelo engenheiro de minas e analista da Agência Amapá, Ramiro Silva. Segundo ele, o objetivo principal é identificar a atividade garimpeira junto aos órgãos de autorização ambiental e fundiária para legalizar e apoiar os pequenos mineradores, nos âmbitos ambiental e de segurança do trabalho.
Para isto, será necessário o uso de novas tecnologias de aproveitamento mineral. Um dos equipamentos mostrados dispensa o uso de mercúrio. Ao invés da substância química que degrada o meio ambiente, o aparelho usa um processo de centrifugação para separar o ouro das impurezas.
A organização da atividade garimpeira vai gerar mais emprego e renda, na medida em que o comércio nas regiões exploradas será fortalecida pela economia financeira gerada a partir da mineração.
O mecanismo apresentado vai ajudar a compor uma proposta maior, que está sendo elaborada pelo governo e, em breve, será encaminhada ao Legislativo. A ideia é formatar um projeto de lei para o setor mineral e submetê-lo à aprovação da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (Aleap).