Consórcio de cooperativas para produção de alimentos é discutido em Mazagão

Dirigentes do Sistema OCB/AP realizaram no último sábado, 29, uma reunião com cooperados da COOPAZA. Cooperativa fundada em 2011 por produtores agroextrativistas da Foz do Rio Mazagão.

Na ocasião, foi apresentado o projeto de Consórcio de Cooperativas para produção de alimentos, a partir, da agroindústria para beneficiamento de produtos, neste caso, a organização da produção e comercialização açaí, que hoje, é o produto em maior escala no mercado.

Durante o encontro também foi discutido a viabilidade econômica de outros produtos como: palmito, óleos, essências florestais, taperebá, entre outros. Os potenciais da região tem sido acompanhado por instituições como a EMBRAPA e o INCRA, onde a comunidade já realizou capacitação em manejo de açaizais, mapeamento fundiário, levantamento de produtos da sócio biodiversidade, manejo florestal e outras capacitações voltadas para sustentabilidade da região.

O dirigente da COOPAZA, Aurélio Carvalho, apresentou os trabalhos desenvolvidos na comunidade e a experiência de mercado do grupo. “Temos muitos potenciais, que precisam apenas de incentivo para ganhar o mercado”.

Os conselheiros da OCB e SESCOOP Amapá, e membros da Cooperativa BIO+ACAI, Daciel Cunha e Edilson Lima, falaram do processamento de polpas de frutas e da logística.

O Presidente do Sistema OCB-AP, Gilcimar Pureza, ressaltou o apoio a gestão e na relação com outras instituições para desenvolver o setor, além dos projetos apoiados como no caso do Consórcio de Alimentos. “Estamos trabalhando para apoiar todas as iniciativas que propõem o desenvolvimento do nosso estado e das cooperativas que trabalham nesta vertente. O Amapá é uma terra de muitas potencialidades e as cooperativas tem nos mostrado isso”.

About Lílian Guimarães

Assessoria de Comunicação OCB/AP Contato: 98124-9681

Comments are closed