Programa de Negócios Cooperativo apresenta Planejamento Estratégico para Produtores Agroextrativistas da Ilha de Santana

A implantação do Programa de Negócios Cooperativo, do Sistema OCB Nacional, já começou a dar os primeiros resultados no Amapá.

Na última sexta-feira (16), os consultores do programa apresentaram, em reunião no modo remoto, o Planejamento Estratégico montado para a Cooperativa dos Produtores Agroextrativistas de Santana (AGROSSAN).

Sediada na Ilha de Santana, a cooperativa é a primeira do Estado a ser beneficiada pelo projeto piloto, que está sendo implantado nos estados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP).

Cooperados e o presidente da cooperativa, acompanharam o encontro virtual da sede do Sistema OCB Amapá, do Centro de Macapá. A reunião on-line foi uma devolutiva dos encontros ocorridos no mês de maio, quando a comitiva enviada pelo Sistema OCB Nacional esteve em Macapá para implantar o programa, que conta com consultores da Gerência de Negócios do Sistema OCB Nacional, da empresa Norte Soluções Sustentáveis, e da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

De acordo com a analista de cooperativismo do SESCOOP-AP, Marcela Pinheiro, que passará a acompanhar as fases do programa junto à AGROSSAN, com o Planejamento Estratégico estabelecido, a etapa seguinte será colocá-lo em prática, com momentos avaliativos sobre a estruturação nos aspectos da gestão e de mercado.

“Durante a consultoria realizada pela equipe nacional, foram identificadas as potencialidades da cooperativa em relação ao mercado, as oportunidades de negócio, as deficiências e as ameaças. A partir dessas informações, foi feito um diagnóstico prévio, que foi trabalhado pelos consultores, e construído o Planejamento Estratégico, com as soluções específicas para a cooperativa avançar”, explicou Marcela Pinheiro.

Negócios Cooperativo
O programa oferta até cinco consultorias setoriais especializadas a cooperativas nos Estados. No Amapá, inicialmente, o projeto irá contemplar 4 cooperativas, que serão acompanhadas durante 1 ano por consultores contratados pelo SESCOOP Nacional.

O projeto engloba desde a parte de ambiente cooperativo, passando pela gestão, produção e precificação.

Ao final do projeto, a cooperativa receberá um relatório geral que dará suporte à aplicação de um plano de trabalho, que também será acompanhado pelos consultores da unidade nacional com o apoio da unidade estadual.

About Lílian Guimarães

Assessoria de Comunicação OCB/AP Contato: 98124-9681

Comments are closed.