O movimento cooperativista brasileiro celebrou na última terça-feira, 30, seu compromisso com o desenvolvimento socioeconômico do país. A noite foi marcada pelo anúncio das cooperativas vencedoras do Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano, promovido pelo Sistema OCB. O presidente Gilcimar Pureza esteve no evento representando o Sistema OCB Amapá.
Ao todo, 21 cooperativas tiveram suas boas práticas reconhecidas nacionalmente. O evento ocorreu em Brasília e mostrou como as cooperativas de todas as regiões do país promovem ações para o desenvolvimento social, por meio de um modelo econômico mais justo e sustentável. A cerimônia contou com a participação de lideranças cooperativistas, autoridades políticas e outros parceiros do movimento.
“No nível atual alcançado pelas cooperativas do Amapá já temos condições de concorrer nas diversas categorias, e está será uma meta para 2019. Um exemplo prático é Uniodonto Amapá, que concorreu e chegou até as etapas finas, ficando entre as 30 de mais de 600 concorrentes. Isso nos motiva e temos a certeza que chegaremos lá”, destacou o presidente do Sistema OCB-AP, Gilcimar Pureza
Fórum dos Presidentes das Unidades Estaduais do Sistema OCB
Aliado ao evento também ocorreu o Fórum dos Presidentes das Unidades Estaduais do Sistema OCB. Na ocasião foram discutidos pontos como: Pesquisa Nacional do Cooperativismo, com a demonstração dos resultados realizado em todos os Estados para subsidiar o 14° Congresso Brasileiro de Cooperativismo e que será disponibilizado as unidades estaduais. Núcleo de Informações e Mercados, onde apresentada a atuação do Sistema OCB para o desenvolvimento de mercado das cooperativas dentre eles o Anuário Brasileiro do Cooperativismo com os números da movimentação econômica das Cooperativas.
No Fórum também foi anunciada a data do Congresso Brasileiro de Cooperativismo que será realizado em Brasília de 8 a 10 de maio e que tratará de inovação, tendências de mercado, comunicação dentre outros temas.
Os presidentes também trataram sobre o Programa de Sustentabilidade Sindical, que ficou definido o conjunto de serviços que serão prestados pelo Sistema OCB as cooperativas e o fim da contribuição sindical no formato atual para Contribuição Confederativa que será arrecadada sempre no mês de Junho de 2019. Por fim, houve uma palestra com tema Inovação e Movimento Somos Coop.