Organizadora e anfitrião avaliam o Dia C 2021: “ajudou a quem realmente necessitava”

Os dois principais articuladores da edição 2021 do Dia de Cooperar no Amapá, a presidente do Sistema OCB-AP, Maria Nascimento, e o presidente da sede onde o evento foi realizado, Raimundo Nobre, fizeram uma avaliação positiva do evento no final da programação.

O Dia C este ano foi realizado na sede da Cooperativa Dourada, ao lado do Porto do Grego, em Santana. A entidade foi a escolhida este ano para receber as ações e serviços anualmente disponibilizadas pela Organização das Cooperativas Brasileiras no Amapá (OCB-AP) no Dia C.

Houve consultas médicas e odontológicas, aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e aplicação das vacinas contra sarampo, covid-19 e influenza; atendimentos de fisioterapia, massagens terapêuticas, instrução para prevenção de acidentes, balcão de informações para qualificação profissional em geral; atendimento em psicologia, serviço social, enfermagem, orientação jurídica. O Samu esteve presente para qualquer eventualidade.

Além dos atendimentos de saúde, outro destaque da programação foi a distribuição dos kits de alimentos arrecadados com as inscrições da III Corrida do Cooperativismo Amapaense, ocorrida no dia 14 de novembro.

Somadas a alimentos doados por supermercados parceiros da OCB-AP, os 273 kits de alimentos somaram mais de 1 (uma) tonelada e chegaram em boa hora para famílias de ribeirinhos de localidades do entorno da cidade de Santana, onde ocorreu a edição 2021 do Dia C.

O anfitrião do evento, Raimundo Nobre, presidente da Cooperativa Dourada, disse que é um momento muito importante não apenas para o cooperativismo do Amapá, mas do Brasil, por que é através do dia C que o setor mostra que não visa somente o lucro, mas distribui todos os benefícios com as pessoas que mais necessitam.

“Ainda estamos no período pandêmico e esse tipo de ação é mais do que conveniente, é necessária, pois muitas pessoas estavam precisando de saúde e segurança alimentar, além de outros serviços aqui ofertados. Estão de parabéns todos os envolvidos, desde a organização até os voluntários”, avaliou Nobre.

A presidente da OCB-AP, Maria Nascimento, que se emocionou durante a entrega dos kits ao ver a necessidade das famílias que foram beneficiadas, considerou a ação um sucesso.

“Nós fizemos uma ação para quem realmente necessitam muito, quando você o grito de socorro no olhar das pessoas, você lembra que tem pouca gente que tem muito e muita gente que não tem nada. E no meio desta desigualdade está o sistema, então a gente procura sensibilizar as pessoas que têm muito para beneficiar as que têm pouco, isso é uma das essências do Dia C que nós colocamos em prática hoje aqui. As pessoas que vieram hoje, aqui, foram as pessoas que mais precisavam”, analisou Nascimento.

Por fim, ela agradeceu a todos os voluntários e parceiros que contribuíram para a realização de mais uma edição do Dia C no Amapá.

“Nós conseguimos realizar eventos como este por causa de todas essas mãos que nos ajudam a construir o cooperativismo no Amapá, é com união mesmo. O Sistema Cooperativista quer deixar a sua contribuição para a sociedade. Nós chegaremos aonde temos que chegar, é só uma questão de tempo. Esse foi o nosso Dia de Cooperar 2021. Agora já estamos nos planejando para os próximos”, complementou.

Ela antecipou, ainda, um spoiler sobre a programação do Dia de Cooperar 2022: será em uma região de garimpo, para ajudar comunidades do entorno de lavras que estão literalmente (no meio do mato”, sem acesso à saúde e outros serviços básicos.

Na próxima segunda-feira (13), a OCB-AP deve divulgar o balanço contabilizados das ações desenvolvidas neste sábado.

Outros serviços
Parceira tradicional da OCB no Dia C, o Dia de Cooperar, a Uniodonto Amapá levou para edição deste ano kits de higiene bucal opara distribuir ao público, deu orientações sobre a saúde da boca, com auxílio de material didático, e ainda tirou duvidas sobre adesão de planos odontológicos da cooperativa.

Os kits de higiene bucal contêm escova dental, creme dental de dente e material didático sobre como escovar e higienizar corretamente.

Segurança fluvial
Como grande parte do público foi de comunidades ribeirinhas do entorno de Santana, a Capitania dos Portos do Amapá montou um stand para dar orientações quanto à cobertura de eixo das catraias e pequenas embarcações para evitar o escalpelamento, acidente comum na região.
No final foi feito um sorteio de coletes salvas vidas, infantis e adultos, itens obrigatórios na navegação.

Crédito
Outro grande parceiro do Dia C, a Cooperativa de Crédito Sicredi, levou profissionais para abertura de contas, com orientação em educação financeira. Eles efetivaram a abertura de algumas contas e passarão o balanço em breve.

Produtos Agro
As cooperativas do Ramo Agro também expuseram seus produtos. Camaipi, Mãos que Criam, Cassiporé, Coomaru, Coopaseti, Amazonbai e Coopmóveis foram algumas das que levaram amostras de produtos. Destaque para os biscoitos, tipos de farinha, licores, óleos de copaíba, pracaxi e castanha, e chapéus e bolsas de Fibra da Camaipi, que chamaram bastante atenção do público.

As peças artesanais da Cooperativa Mãos que Criam também despertaram a atenção do público que ainda não conhecia a criativa arte das artesãs da cooperativa, que fazem brincos com madeira e pigmentação de casca de cebola, de caroço de açaí e escama de Pirarucu, ou se couro de tilápia, colares com jussara e pigmentação de repolho.

Atendimento à mulher
A Secretaria de Políticas para Mulheres do Estado enviou o ônibus de atendimento itinerante do Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf), que ofertou consultas psicológicas, jurídicas e de assistência social.

About Lílian Guimarães

Assessoria de Comunicação OCB/AP Contato: 98124-9681

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.