A presidente do Sistema OCB Amapá, Maria Nascimento, reuniu-se com uma equipe técnica do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) no Amapá com objetivo de estabelecer uma parceria de trabalho com relação a troca de informações de cadastro das entidades do ramo agro no Estado. O encontro ocorreu no dia 5 de maio.
Na ocasião, Maria Nascimento apresentou os relatórios de gestão da Casa recentemente aprovados em Assembleia Ordinária.
Na reunião, a presidente manifestou o desejo da OCB-AP em auxiliar as cooperativas na inscrição no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), que a partir do mês de julho deve substituir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).
“Gostaríamos de auxiliar nossas cooperativas, junto com a Superintendência Regional do Mapa, nessa transição da DAP para o CAF, que será a principal ferramenta do agricultor familiar para o acesso às ações, programas e políticas públicas voltadas para geração de renda e fortalecimento da agricultura familiar do MAPA. É um processo transitório e, por isso, surge uma preocupação nossa em relação ao ingresso na nova Rede CAF”, explicou a presidente da OCB-AP.
As duas entidades vão estudar como inserir o reforço no processo para que a transição alcance ao máximo as cooperativas do ramo agro no Amapá.