Com objetivo de preparar os conselheiros de Administração, Fiscal e de Ética, eleitos recentemente, o Sistema OCB/SESCOOP-AP, iniciou na última quarta-feira (21), o curso de formação para os novos membros da Diretoria do sistema. A capacitação vai até sexta-feira (23), no Auditório do SESI, em Macapá.
O instrutor do curso, o consultor especialista em cooperativismo, Leoney Miranda, fará uma explanação minuciosa sobre a legislação do setor cooperativista, com atenção especial para a Lei Geral das Cooperativas 5.764/71, assim como outras leis especificas, o instrutor deu atenção especial ao Estatuto Social da OCB-AP e Regimento Interno do Sescoop-AP.
Será abordado a estrutura de funcionamento dos Conselhos de Administração, Fiscal e Ética.
A presidente do Sistema OCB Amapá, Maria Nascimento, ressaltou a importância da capacitação para os novos membros dos Conselhos do Sistema OCB/SESCOO-AP.
Amiraldo Picanço, cooperado e coordenador técnico da Amazonbai – Cooperativa Agroextrativista do Distrito do Bailique – é membro, pela primeira vez, do Conselho Fiscal da OCB-AP, eleito este ano.
Para ele, fazer parte do sistema de gestão das cooperativas do Amapá significa ajudar no desenvolvimento não apenas da própria cooperativa, mas de segmentos econômicos e da economia estadual. Ele fez uma avaliação do primeiro dia de treinamento.
“É uma forma da gente se empoderar dos processos para ajudar os cooperados e nossas cooperativas. O curso nos dá conhecimento técnico sobre os processos administrativos e fiscal para que possamos contribuir na gestão de cada entidade. E sobretudo a parte de legislação para que possamos passar as informações corretas e legais para nossos cooperados”, analisou Amiraldo.