GESTÃO E INTERCOOPERAÇÃO SÃO TEMAS DE SEMINÁRIO NACIONAL

Aperfeiçoar a gestão e ampliar a competitividade das cooperativas agropecuárias, por meio da utilização dos indicadores e alianças estratégicas oferecidos pelo GDA, um software de informações econômico-financeiras e executado pelo Sescoop.

Estes são os objetivos da segunda edição do Seminário Nacional de Autogestão, realizado pelo Sistema OCB e que ocorrerá na próxima semana (dias 27 e 28), em Brasília. O tema deste ano é Gestão por indicadores e Oportunidades de Intercooperação. No total, 99 cooperativas agro já confirmaram a participação de 235 pessoas, entre dirigentes e gestores.

Tomada de decisão

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, explicou que a realização deste segundo seminário nacional focado nas cooperativas agropecuárias pretende continuar a discussão dos assuntos abordados na primeira edição, ocorrida no ano passado.

“É preciso transformar a informação em ferramenta estratégica, por isso é fundamental a utilização do GDA, pois ele possibilita a análise econômica, financeira e social por meio de indicadores que sinalizam as melhores direções para seguirmos. Na prática, essa ferramenta facilita e nos oferece mais segurança na tomada de decisão e em todos os processos que envolvem a governança do modelo cooperativista”, argumenta Márcio Freitas.

Internacional

Durante o evento, um acordo de cooperação internacional será assinado por representantes do Sistema OCB e da Confederação das Cooperativas Alemãs (também conhecida como DGRV, na sigla alemã). O objetivo é viabilizar serviços de alta qualidade a cooperativas agropecuárias localizadas em diversas partes do país, de acordo com as necessidades de qualificação para fortalecimento de sua gestão e intercooperação.

Palestras

Também haverá a apresentação de palestras sobre os cenários econômico e financeiro, casos de sucesso e, também sobre a gestão por indicadores e referencias comparativos para estratégia das organizações. Esta última, a ser ministrada pela consultora Fátima Toledo, doutora em Antropologia do Consumo pela FFLCH-USP e mestre em Administração de Empresas pela EAESP-FGV, tendo concluído o curso na Melbourne Business School (MBS), Austrália.

Ela é, ainda, graduada em Economia pela FEA-USP e Filosofia pela FFLCH-USP. Atua como consultora em planejamento estratégico, Balanced Scorecard, reposicionamento e gestão de marca e é professora de Planejamento Estratégico, Cenários e Tendências.

About Lílian Guimarães

Assessoria de Comunicação OCB/AP Contato: 98124-9681

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