Estudantes do Curiaú dão uma aula de civismo e cooperativismo durante a entrega das revistinhas do Cooperjovem

Civismo e cooperativismo marcaram a cerimônia de entrega das revistinhas do Programa Cooperjovem na manhã desta quarta-feira, 10, na Escola Estadual José Bonifácio, no Quilombo do Curiaú. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) em parceria com o Instituto Sicoob.

Participaram da cerimônia o presidente do Sistema OCB Amapá, Gilcimar Pureza; a Superitendente do Sescoop Amapá, Patrícia Sousa; o representante do Sicoob, Edyr Pacheco; a conselheira Dra. Conceição Capiberibe; a instrutora do Cooperjovem no Amapá, Neuma Simões; e a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Naiane Videira.

Empolgados, os estudantes além de demonstrarem o verdadeiro sentido de cooperação, foram extremamente participativos. O Cooperjovem envolve cerca 700 estudantes e pelo menos 46 professores em três escolas, dívidas em dois municípios do Amapá.

“Participar deste programa é extremamente gratificante. Uma iniciativa como está resgata os valores que são essenciais na comunidade”, agradeceu a professora Socorro Silva.

O representante do Sicoob, Edyr Pacheco, aproveitou para registrar a importância do civismo na vida escolar. “Este evento resgata o cooperativismo e o civismo. É muito bom participar de momentos como este, que nos mostra que nossos valores permanecem vivos”.

A instrutora do Cooperjovem no Amapá, Neuma Simões, ressaltou que a escola tem sido uma das principais formas de disseminar a cultura cooperativista em uma comunidade. “Trabalhamos com o fomento diário da educação para cooperação, e essas revistinhas do Cooperjovem trazem de maneira lúdica e descontraída historinhas que envolvem os estudantes e ajudam na absorção da mensagem”.

O presidente do Sistema OCB Amapá, Gilcimar Pureza, compartilhou que a integração entre professor e aluno por meio do Cooperjovem, tem um poder incrível que é a disseminação do ato de cooperar. “É uma ferramenta poderosa, pois cada aluno irá levar o conhecimento para sua casa, e compartilhar com os pais e familiares. E esses, também serão agentes transformadores. Temos um verdadeiro ciclo do bem”.

O evento também foi marcado pela apresentação da Banda do Exército Brasileiro, com resgate da cerimônia da Bandeira. Além das apresentações culturais de marabaixo.

Cooperjovem

O Cooperjovem insere uma proposta educacional, baseada na relação ensino-aprendizagem, construída a partir dos princípios, valores e da prática da cooperação que embasam a doutrina do cooperativismo.

Os reflexos positivos são evidentes para a sociedade: resolução de problemáticas pontuais dentro das escolas, estímulo à formação profissional, cooperação, voluntariado e solidariedade; capacitação de professores; fortalecimento da cultura do cooperativismo; alternativa para inserção do jovem no mercado de trabalho; e estímulo à formação.

Lílian Guimarães
Comunicação OCB/AP
Jornalista e RP
Especialista em Comunicação
Santa Mídia Comunicação
(96)98124-9681

About Lílian Guimarães

Assessoria de Comunicação OCB/AP Contato: 98124-9681

Comments are closed