Inovação e Marketing foi o tema do V módulo da Formação Continuada em Gestão Estratégica de Cooperativas (GESCOOP) que ocorreu na última sexta e sábado no Sistema OCB-AP.
Durante os dois dias de módulo, as Cooperativas participantes puderam ter conhecimento que o
Marketing aplicado ao cooperativismo é muito mais que venda e propaganda ou promoção. É instrumento primordial para que a cooperativa se destaque das demais empresas do mercado.
“Na cooperativa o marketing se preocupa com o relacionamento interno entre os cooperados, organização e clientes, canalizando esforços para que a mesma desenvolva e cresça. E resolvemos trazer essa visão aos cooperados por meio do GESCOOP”, explicou a Superintendente do Sistema OCB-AP, Patrícia Sousa.
A implantação de marketing ou definição de comunicação não tem regra específica. Cada organização deve consultar uma assessoria direcionada para delimitar os passos a serem seguidos. Mas 4 passos são fundamentais para iniciar a aplicação de marketing em uma cooperativa: Concentrar reflexão sobre especificidades de seu produto/serviço; Efetuar pesquisa de mercado para obter visão clara do campo de atuação; Estabelecer objetivos e metas a atingir; e Escolher estratégias adequadas a seu tipo de serviço, não se esquecendo da especificidade de seu público.
Bom dia! É verdade o tema extremamente relevante e atual, pois, todos ficamos surpresos com a importância e o consequente resultado que o marketing proporciona para as nossas empresas, pena que a grande maioria dos nossos dirigentes e executivos ainda não atentaram para esta ferramenta, parabéns pelo trabalho do facilitador Luis Gustavo.
M@ciel.