Representantes da Cooperativa COOPERCEDRO, o presidente do Sistema OCB-AP, Gilcimar Pureza, e a superitendente Patrícia Sousa, participaram na manhã desta quinta-feira, 07, da abertura do Seminário de Mandiocultura realizado pelo Sebrae e Embrapa Amapá que teve como foco a tecnologia e o mercado da produção de mandioca.
O evento reúne produtores locais, técnicos e profissionais da área da agricultura e desenvolvimento rural que discutirão a temática durante dois dias de evento que serão marcados por palestras, mesas redondas, tecnologias de cultivo e degustação dos subprodutos da mandioca.
“A discussão dessa temática é extremamente importante. Um assunto que precisa se compartilhado, para que possamos desenvolver de fato esse setor com políticas concretas que cheguem até a ponta que é o nosso produtor rural”, destacou o presidente da OCB-AP, Gilcimar Pureza.
O superintendente Licenciado do Sebrae, João Carlos Alvarenga, compartilhou que a ideia é justamente capacitar a cadeia da mandioca para que assim o objetivo final seja alcançado. “É um longo processo. Mas que se for planejado, acompanhado e conduzido respeitando suas devidas etapas promoverá o desenvolvimento deste setor que tem tanto potencial”, disse Alvarenga.
Para a Embrapa, a disseminação do conhecimento e o investimento em tecnologia são a base desse trabalho. “Iniciamos com a capacitação dos técnicos e especialistas, quanto ao cenário de inovações no cultivo da mandioca por meio dos minicursos que aconteceram no início da semana. Agora, estamos abrangendo as discussões e a partir daqui o trabalho segue de forma contínua”, explicou o chefe Geral da Embrapa Amapá, Nagib Melem.
Os dias 07 e 08 serão marcados pela discussão de temas como: Uso de Tecnologia no Cultivo de Mandioca; Projeto de Agroindústria de Farinha; Cenário e Mercados da Mandiocultura; Cultivo Mecanizado; Registro e Rotulagem de Estabelecimentos e Produtos Agropecuários; Roça sem fogo e Trio da Produtividade da Mandioca; Seleção Cultivares da Mandioca; Produção de Maniva para Comercialização; e Crédito Agrícola.