COOPERATIVISMO DE CRÉDITO PASSA A OPERAR COM RECURSOS DO FNO

O desenvolvimento regional no Norte do país. Este o objetivo do convênio assinado nesta terça-feira (19/12), entre o Bancoob e o Banco da Amazônia, visando o repasse de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), por meio do cooperativismo de crédito.

O Banco da Amazônia é o administrador do fundo e os mecanismos de repasse dos recursos estão previstos na Portaria 23/2017, do Ministério da Integração – que estabelece as normas da gestão dos Fundos Constitucionais de Financiamento (FNO, FCO e FNE).

Esta Portaria é fruto do trabalho realizado pela OCB, em parceria com os Sistemas Cooperativos, junto ao Ministério da Integração Nacional, no final de 2016. As regras estabelecidas pela Portaria para repasse ficaram mais claras e passam a dar maior previsibilidade para os agentes operadores realizarem a operação com o tomador final do recurso.

NA PRÁTICA

Devido à sua capilaridade, as cooperativas de crédito reúnem todas as condições para democratizar o acesso aos recursos dos fundos constitucionais. Para se ter uma ideia, em todo o país, há mais de 5,7 mil pontos de atendimento de bancos cooperativos e, em 564 municípios, as cooperativas de crédito são as únicas instituições financeiras presentes.

Em função disso, por exemplo, os Bancos Cooperativos já operam os recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), administrados pelo Banco do Brasil.  Agora, com a assinatura do convênio com o Banco da Amazônia, espera-se repetir a experiência de sucesso, também, na região Norte. Inclusive, o Banco Sicredi já está trabalhando para, ao lado do Bancoob, operar com os recursos do FNO.

“Em breve, o Sistema Cooperativo estará, por meio de seus dois Bancos, fazendo com que os recursos do FNO cheguem com mais facilidade a quem mais precisa dele nos longínquos rincões do Norte do Brasil”, comenta Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB.

About Lílian Guimarães

Assessoria de Comunicação OCB/AP Contato: 98124-9681

Comments are closed