Cooperativas do Ramo Agropecuário se uniram e formalizaram a criação de uma Federação que, inicialmente agregará a força de 11 entidades produtoras do Estado.
A Federação das Cooperativas do Ramo Agropecuário do Amapá (FECOAGRO) foi constituída durante Assembleia ocorrida nesta quinta-feira, 19 de maio de 2022, na sede da OCB-AP, no Centro de Macapá.
Antes da Sessão, representantes do Sest/Senat informaram sobre uma parceria que está sendo estabelecida com a OCB-AP para treinamento aos colaboradores, cooperados e dirigentes do Sistema Coop.
Na reunião, os representantes das cooperativas analisaram, ajustaram e aprovaram o texto do estatuto social da federação.
Em seguida, eles votaram para eleger os membros dos conselhos de administração e fiscal da FECOAGRO.
“Essa é uma iniciativa das cooperativas e a OCB-AP e o SESCOOP-AP estão, desde o início, mediando esse processo de criação dessa entidade. A partir de agora há uma grande força representativa do ramo Agropecuário no Amapá, que pode fechar convênios e contratos, participar de chamadas públicas e editais, entre outras oportunidades que vão beneficiar todas essas cooperativas unidas. É a realização de um grande sonho. Juntos, poderemos trazer benefícios pra várias cooperativas do ramo”, avaliou a presidente da Coopmaracá, Maria Angélica.
O presidente da Comaru, Bruno Dutra Freitas, destacou que a FECOAGRO representa a busca de melhorias coletivas de quase 50% do ramo Agropecuário cooperativo do Amapá.
“A gente via que ainda tinha uma lacuna aberta de oportunidades aonde tínhamos potencial de chegar. As cooperativas do ramo têm produtos diferentes, mas o mesmo objetivo, então, com mais representatividade podemos abrir e trazer mais oportunidades e OCB-AP nos ajudou a amadurecer e concretizar essa ideia. Estamos em busca de melhorias para todas”, considerou Bruno Dutra.
As cooperativas que, inicialmente, compõem a FECOAGRO são: Comagro, Camaipi, Agroporto, Coopmaracá, Amazonbai, Caeva, Comaru, Coopasete, Coama, Bio + Açaí e Dourada.
Conselho de Administração
O Conselho de Administração será formado por representantes das cooperativas: Camaipi, Agroporto, Coopmaracá, Amazonbai, Comaru, Coopasete, Bio + Açaí.
Conselho Fiscal
O Conselho Fiscal será formado por representantes das cooperativas: Comagro, Agroporto, Caeva, Coopasete, Cooma e Dourada.