Dirigentes das cooperativas do Estado elegeram a nova diretoria do Sistema OCB Amapá durante Assembleia Geral Ordinária (AGO) ocorrida na tarde desta sexta-feira, 24, em Macapá.
A experiência de Maria Nascimento, que era a atual gerente administrativa da casa, foi escolhida para presidir a entidade nos próximos 4 anos – mandato 2020/2024. Na mesma sessão, os dirigentes de cooperativas também escolheram os membros dos Conselhos de Administração, Fiscal e de Ética para o mesmo período.
Maria Nascimento assume a presidência executiva no lugar de Gilcimar Pureza, que esteve por três mandatos consecutivos conduzindo a entidade. Na ocasião ele fez um breve resumo da sua gestão.
“O termo que expressa e condensa todos os avanços que conquistamos junto com as cooperativas é profissionalização da gestão. Hoje as cooperativas estão melhor atendidas na gestão de seus negócios, seguem a conformidade de leis de cada ramo, cumprem a Lei 5764/71 como nunca, capacitam cooperados e o resultado dessa profissionalização é que muitas estão conseguindo superar esse momento econômico delicado causado pela pandemia. Ajudamos a melhorar o desempenho empresarial das Cooperativas, agora numa outra função”, avaliou Gilcimar, que agora está à frente do Conselho de Administração.
Já a nova presidente, que já está empossada, afirmou que dará continuidade no trabalho que desenvolvia junto com os novos dirigentes eleitos. Profunda conhecedora do Sistema OCB Amapá ela conta com a boa relação com as cooperativas para ajudar a consolidar os empreendimentos no Amapá.
“As portas da OCB estarão abertas para que todas as cooperativas possam contar conosco para se fortalecer cada vez mais e com isso ajudar o Amapá a se desenvolver. Vamos dar continuidade no trabalho do presidente Gilcimar e avançar ainda mais”, ponderou a nova presidente.
Maria Nascimento foi nomeada pelo Conselho de Administração e homologada pela AGO por ampla maioria dos representantes das 42 cooperativas aptas a votar, presentes 41. As únicas chapas registradas para os Conselhos de Administração, Fiscal e de Ética, receberam 41 votos, sendo eleitas com a totalidade dos votos.
Durante a AGO também foi analisado e aprovado a prestação de contas do exercício 2019.
Conselho de Administração
Titulares:
– Gilcimar Pureza (Intelectus)
– José Rodrigo da Silva (Coopmoto)
– Raimundo Reis Nobre (Dourada)
– Raimundo Ivan Martins (Cootrap)
– Wilson de Souza (Coopgavim)
Suplentes:
– Maria Angélica de Oliveira (Coopmaracá)
– Edilson da Rocha Lima (Bio+Açaí)
Conselho Fiscal
Titulares:
– Nelinho Ramos Brito (Coovap)
– Orleni Ribeiro (Coogal)
– Jorge Ribeiro (Equinócio)
Suplentes:
– Elielto Coelho (Comagro)
– Bruno Terraalta (Minacoop)
– Luana Aline Moraes (Coopama)
Conselho de ética
Titulares:
– Izaelson Lavrador (Coopvitória)
– Marcela Pinheiro (Coopmóveis)
– Márcia Lílian do Livramento (Coopetral)
Suplentes:
– Rosinaldo da Silva Machado (Covem).