O ato de cooperar também salva vidas, uma iniciativa da Cooperativa Equinócio na manhã desta terça-feira, 31, mostrou através da doação de sangue que todos podem ajudar o próximo de alguma forma.
A idéia foi sugerida pela secretária da Cooperativa, Milena da Silva, que é doadora de sangue desde 2011. A Equinócio aderiu a campanha como uma iniciativa do Dia de Cooperar, e mobilizou companheiros de trabalho, amigos de rotina e familiares para um verdadeiro mutirão em prol da vida.
“Foi gratificante ter meus colegas de trabalho doando sangue e mobilizados neste ato. Formamos um corrente do bem que ajudará dezenas de pessoas que dependem deste sangue para viver”, compartilhou Milena da Silva.
No mês de julho o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) tem uma baixa nos números de doações de sangue em virtude das férias, e foi justamente pensando em fortalecer o estoque que o presidente da Equinócio, Jorge Rocha, comprou a idéia e aderiu a sugestão da companheira de trabalho.
“Nossa rotina é estressante e cansativa, e hoje saimos da rotina e olhamos a vida por outra vertente – fazer o bem e salvar vidas. Foi realmente gratificante fazer parte deste momento”, descreveu Jorge Rocha.
A superintendente do Sistema OCB-AP, Patrícia Sousa, acompanhou as doações e entregou um kit do Dia de Cooperar aos doadores. “Que gesto bonito. Ficamos orgulhosos com esse espírito solidário dos nossos cooperados”, destacou Patrícia.
Doe sangue e salve vidas
Cerca de 40 bolsas de sangue foram coletadas com as doações mobilizadas pela Cooperativa Equinócio. Em média, o Hemoap recebe 60 doações por dia, mas tem capacidade para receber até 120 doações/dia. Uma bolsa de 450ml de sangue coletado durante a doação é capaz de ajudar até quatro pessoas.
O Hemoap reforça quem pode doar sangue: toda pessoa saudável, com mais de 50 kg, entre 16 e 69 anos; menores de 18 anos com autorização dos responsáveis e maiores de 65, se forem doadores assíduos. O doador precisa estar descansado e alimentado. Antes de doar, a pessoa passa pela triagem clínica, onde é feito um questionário sobre a saúde e a vida da pessoa para tentar identificar todo fatores que, porventura, a deixem inapto, temporariamente. A coleta de sangue acontece de 7h30 às 12h de segunda à sexta-feira.