Educar-se para uma melhor gestão de recursos financeiros – começando pelo comportamento pessoal – e estendendo essa dinâmica para o empreendimento. Essa foi a estratégia adotada no treinamento promovido pelo Sistema OCB Amapá neste fim de semana, voltado para membros de cooperativas e conselheiros do Sescoop/AP.
O Curso Básico de Educação Financeira, iniciou nesta sexta-feira (30) e prossegue, manhã e tarde, neste sábado (31), na sede da OCB Amapá, no Centro de Macapá.
No primeiro dia de capacitação, o instrutor do curso, o administrador especialista em gestão de recursos financeiros, Bruno Castro, trabalhou conceitos que visam melhor a relação com a gestão de recursos pessoais.
Segundo Bruno, o foco inicial no comportamento pessoal objetiva justamente a educação na relação com os recursos, para que posteriormente, essa disciplina financeira seja levada para dentro das cooperativas.
“A gente sabe que no Brasil, e isso se reflete da mesma forma no Amapá, existe um número significativo de famílias endividadas e quando você promove um treinamento com foco nesse processo de melhoria da relação com dinheiro, melhora-se a relação da gestão desses recursos, por exemplo, em uma cooperativa”, explicou o instrutor.
O material didático distribuído aos participantes é baseado no processo de educação financeira que é desenvolvida em nível de Brasil, pelas instituições financeiras.
De acordo com Bruno, o processo educativo traz retornos a médio prazo. Mas, as reflexões e conceitos trabalhados no curso, como comportamento de consumo, contribuem para que o cooperado consiga iniciar, por exemplo, um processo de planejamento de compras.
A Presidente Executiva do Sistema OCB Amapá, Maria Nascimento, destacou que o treinamento faz parte de uma série de capacitações técnicas que o Sistema de OCB/Sescoop-AP planejou para elevar o nível de gestão das Cooperativas no Estado e consolidar os Empreendimentos Cooperativistas no mercado amapaense.
“É um curso importante, exatamente pelo momento que estamos vivendo em relação aos recursos financeiros, o dinheiro está escasso, e diante de todos os desafios provados pela situação de pandemia, é fundamental aprender a lidar com crise econômica, por isso existe a necessidade de refletir essa relação de consumo e comportamento para que as cooperativas não passem por problemas de endividamento, ausência de recursos e ineficiência na aplicação dos recursos”, avaliou Nascimento.
Muito gratificante essa capacitação, na verdade um chamado para a importância do registro de cada valor (Receita/Despesa) que tratamos em nosso dia a dia, chamando a atenção para as “pequenas contas”, pois, é a somatória das mesmas que compromete nossa saúde financeira. parabéns ao Sistema OCB-SESCOOP/AP.