Com apoio da OCB-AP comunidade tradicional abre nova Cooperativa do Ramo Agropecuário no Amapá

Está criada a Cooperativa de Produção de Alimentos da Foz do Rio Mutuacá, no Distrito Mazagão Velho, no município de Mazagão, a 65 km de Macapá.

A Assembleia Geral de Constituição que concretizou o surgimento do novo empreendimento no Amapá ocorreu no último dia 5 de março, quando a comunidade analisou e aprovou o Estatuto Social da nova entidade, elegeu e deu posse à primeira Diretoria e aos primeiros membros do Conselhos Fiscal.

Idealizada em uma comunidade tradicional, a Cooperativa de Produção de Alimentos da Foz do Rio Mutuacá teve o apoio total do Sistema OCBAP/SESCOOP, desde os primeiros passos, com palestras sobre cooperativismo e orientações para a constituição do empreendimento.

A nova entidade é do ramo Agropecuário e inicia com 27 sócios-cooperados e cooperadas. De acordo com o líder comunitário, seu Horácio Malaquias, a comunidade tem uma grande capacidade para a produção de alimentos da agricultura familiar, tendo como principais o açaí e o camarão. Contudo, o local também tem potencial para produção de pescado, criação de frango e de porco.

“Há muitas riquezas no entorno da nossa terra, da nossa comunidade, mas estamos em uma área de assentamento e precisávamos de uma estratégia para produzir mais e escoar para o mercado consumidor, gerando renda e empregos para a nossa comunidade. Por isso, o cooperativismo se encaixou na nossa necessidade e agora vamos em frente porque temos muito a contribuir na produção de alimentos do Amapá”, declarou o líder comunitário

O Superintende do SECOOP-AP, Michel Araújo, que acompanhou a Assembleia de Constituição, falou do potencial da nova cooperativa.

“Nós, enquanto Sistema de Aprendizagem do Cooperativismo, nos sentimos muito honrados quando um grupo de pessoas decide se organizar para acessar mercados consumidores através do cooperativismo. Por isso, estamos orgulhosos de mais esta força cooperativista que acaba de surgir no Amapá, com enorme potencial na produção de alimentos, que é uma das vocações naturais deste Estado. Continuaremos dando total apoio, agora para a profissionalização da gestão, da produção com nossas orientações, suporte jurídico, capacitações e todo arcabouço de conhecimento sobre cooperativismo que o Sistema tem a oferecer para o avanço da cooperativa e o desenvolvimento da comunidade”, avaliou o Superintendente.

About Lílian Guimarães

Assessoria de Comunicação OCB/AP Contato: 98124-9681

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.