CNCOOP APROVA PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO SINDICAL EM AGO

Em breve, a Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop), integrante do Sistema OCB, dará início a um  programa de capacitação, voltado a dirigentes sindicais e colaboradores das entidades de representação sindical do cooperativismo brasileiro. Esta é uma das ações que constam do Plano de Trabalho da entidade, aprovado nesta quarta-feira (7/6), durante sua Assembleia Geral Ordinária.

O evento ocorreu na Casa do Cooperativismo, em Brasília, e contou com representantes das federações filiadas. Os presentes analisaram e aprovaram o relatório de atividades, o balanço patrimonial e a prestação de contas da Diretoria da CNCoop, referentes a 2016. Também foi aprovada a proposta orçamentária para 2017.

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, ouviu a explanação dos delegados das federações, que discorreram sobre o cenário sindical das regiões que representam e, também, as principais demandas sindicais das cooperativas brasileiras.

Logo após, a liderança cooperativista ressaltou que um dos mecanismos eficazes para auxiliar no combate aos efeitos da crise política nacional, que desencadeou os problemas econômicos do país, é o cooperativismo. “Nossa atuação é pautada por ética, valores e princípios. A soma de tudo isso é a confiança. E é ela que nos move, nos faz levantar todos os dias e, assim, gerar riqueza, emprego e renda em todo o país. E é exatamente isso que temos a oferecer aos governos sérios: confiança. Sem ela, não podemos avançar”, destaca Márcio Freitas.​

Capacitações

A gerente sindical da CNCoop, Jucélia Ferreira, explicou que as ações de capacitação serão iniciadas ainda neste ano, em atenção ao interesse demonstrado pelos dirigentes e colaboradores das entidades sindicais cooperativistas. “Nossa intenção é ampliar o conhecimento deste público-alvo em assuntos de relações de trabalho e matéria sindical. Desta forma, esperamos consolidar a atuação dos profissionais que lidam diariamente com os temas trabalhistas e sindicais da categoria representada”, explica.

Ao todo são seis módulos: introdução ao sistema sindical, estatuto social com ênfase na administração sindical, eleições sindicais, procedimentos administrativos junto ao Ministério do Trabalho, sistema de custeio das atividades sindicais e negociação coletiva.

About Lílian Guimarães

Assessoria de Comunicação OCB/AP Contato: 98124-9681

Comments are closed