Iniciou nesta terça-feira (21) o II Workshop de Educação Ambiental do Estado do Amapá (Workpeea), que é coordenado pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA), da qual a OCB-AP tem assento e faz parte da organização do evento.
Com o tema “Educação Ambiental e as Políticas Públicas: Revisitando a Legislação Estadual”, o workshop visa discutir e atualizar a Lei nº 1296/2009, que institui a Política Estadual de Educação Ambiental, assim como o Programa Estadual de Educação Ambiental. A programação faz parte da Campanha Junho Verde, Mês do Meio Ambiente.
“A expectativa é de colher proposituras dos participantes em relação aos dois documentos e no final construir uma Carta de Intenção sobre o que queremos/almejamos da Educação Ambiental daqui a 5 anos. Esse evento é uma iniciativa para as próximas discussões sobre a Educação Ambiental a nivel nacional e principalmente em nível Estadual e também socializar e dá visibilidade a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental- CIEA/AP”, frisou Lidiane de Alcântara, membro da Coordenação da CIEA.
A CIEA é resultado do processo de institucionalização da Educação Ambiental no país e tem como atribuição fomentar no Estado a elaboração e o fortalecimento das políticas públicas, seus instrumentos de gestão jurídicos e técnicos administrativos.
Representante da OCB-AP na CIEA, Maria Nascimento, presidente da entidade ressaltou que o workshop inicia debates para revisar e adequar a legislação, por isso, é importante a representatividade das cooperativas neste processo a produção cooperativista seja legalmente potencializada sem prejudicar o meio ambiente.
“O objetivo é exatamente discutir a legislação. Assim como em nível nacional, a nível estadual a legislação precisa ser readequada”, ponderou Maria Nascimento.
O II Workshop de Educação Ambiental prossegue até a sexta-feira, 24, com palestras, painéis, trabalhos em grupo e apresentações.