O Banco Central do Brasil e um pool de parceiros, dentre eles a Organização das Cooperativas Brasileiras, realizam ao longo de toda a semana que vem a quarta edição da Semana Nacional de Educação Financeira, também conhecida como Semana ENEF. As ações ocorrem ao mesmo tempo em todas as partes do país.
A semana é realizada anualmente desde 2014. Os números impressionam: na última edição, 1044 ações (presenciais ou online) organizadas por 153 instituições, alcançaram, aproximadamente, 1,3 milhão de pessoas em 458 municípios localizados em todas as unidades federativas.
A iniciativa tem como objetivo divulgar a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), política pública lançada em 2010 com a finalidade de promover a educação financeira e previdenciária da população, bem como contribuir para o fortalecimento da cidadania, a eficiência e solidez do sistema financeiro nacional e a tomada de decisões conscientes por parte dos consumidores.
EQUILÍBRIO
O objetivo da educação financeira é conscientizar o cidadão brasileiro sobre a importância do planejamento financeiro e de se ter uma relação equilibrada com o dinheiro, afim de tomar as melhores decisões na hora de consumir um produto ou serviço.
POUPANÇA
Para o Banco Central, quando o cidadão entende os fatores que influenciam suas escolhas financeiras, consegue equilibrar seus desejos imediatos com suas necessidades de longo prazo. Um dos efeitos disso é o aumento do hábito de poupar, outro importante pilar da educação financeira.
E todos saem ganhando, já que cidadão financeiramente educado contribui para o bem-estar coletivo, seja porque essa qualificação resulta em um sistema financeiro mais sólido e eficiente, seja porque cada pessoa tem melhores condições para lidar com emergências e momentos difíceis da vida.
Semana Nacional de Educação Financeira
Quando: 8 a 12 de maio.
Onde: Todas as regiões do país.
Informações: www.vidaedinheiro.gov.br
Fonte: http://www.somoscooperativismo.coop.br