ABERTAS AS INSCRIÇÕES AO PRÊMIO ABDE-BID DE ARTIGOS 2017

 

A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o apoio do Sistema OCB, realizam a quarta edição do Prêmio ABDE-BID de Artigos 2017, com a intenção de estimular a reflexão sobre os rumos do desenvolvimento do país e o papel do fomento no desempenho da economia brasileira.

Neste ano, a premiação é voltada a vários segmentos da sociedade, tais como universidades (graduação, pós-graduação e acadêmicos), institutos de pesquisa, instituições financeiras associadas à ABDE e demais interessados e especialistas dedicados aos temas do desenvolvimento e do fomento.

INSCRIÇÕES

As inscrições para o Prêmio ABDE-BID já estão abertas e podem ser feitas até o dia 24 de julho.

CONHEÇA AS CATEGORIAS DO PRÊMIO ABDE-BID
Desenvolvimento em debate

​ Os artigos deverão utilizar abordagens macro e ou microeconômicas, do desenvolvimento de instrumentos financeiros com enfoque nos seguintes assuntos:

– Modelos públicos, privados e/ou do papel do mercado de capitais para o financiamento ao investimento;
– Inter-relação entre o financiamento de longo prazo e o desenvolvimento econômico;
– Processo de planejamento para o desenvolvimento;
– Natureza institucional do sistema financeiro;
– Teorias de desenvolvimento de longo prazo.

Financiamento Verde

Os artigos deverão abordar ideias inovadoras para o financiamento verde, analisando gargalos e propostas para ampliar o financiamento sustentável ambiental, florestal e climático (adaptação e mitigação), tais quais – potencial uso e aplicação de green bonds, eficiência energética e energias renováveis, cadeia florestal e finanças ambientais, utilização das Fintechs para área ambiental, mecanismos de financiamento, mercados de capitais, seguros, garantias, entre outros.

Sistema OCB:
Desenvolvimento e Cooperativismo de Crédito

Os artigos deverão abordar a relação entre o cooperativismo de crédito e o desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo, estratégias de colaboração financeira para o desenvolvimento regional, estratégias colaborativas e novos instrumentos de fintech.

O artigo poderá ser escrito por autores individuais ou em grupo. O vencedor em cada uma das três categorias receberá prêmio de R$ 8 mil e será publicado em livro. O segundo colocado receberá prêmio de R$ 4 mil e também terá o trabalho publicado em livro.

EPBC

Um dos pré-requisitos da participação do autor de trabalho nesta categoria é que o trabalho esteja inscrito no 4º Encontro Brasileiro de Pesquisadores do Cooperativismo (EBPC 2017), promovido pelo Sistema OCB. Para este evento, o período de submissão dos trabalhos a serem apresentados começa na semana que vem (clique aqui).

SAIBA MAIS

A divulgação dos vencedores do Prêmio ABDE-BID 2017 será feita em 18 de setembro, com entrega do prêmio em 13 de dezembro, no Fórum do Desenvolvimento. Os interessados em obter mais informações devem enviar e-mail para: premio@abde.org.br.

About Lílian Guimarães

Assessoria de Comunicação OCB/AP Contato: 98124-9681

Comments are closed