A diretoria executiva da OCB-AP participou da reunião plenária do Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito (CECO), do Sistema OCB Nacional, em Brasília.
O colegiado agora tem um novo coordenador: Moacir Krambeck, que assumiu o biênio 2022-2024, juntamente com o novo coordenador do Grupo Técnico do Ceco, Ivo Bracht.
“É um profissional muito qualificado, temos certeza que vai conduzir esse colegiado na direção das soluções para o cooperativismo de crédito em todos as unidades da Federação”, pontuou Nascimento sobre o novo coordenador.
Krambeck disse que são grandes os desafios, mas que o cooperativismo de crédito transformará o país de forma a criar desenvolvimento com equidade. Ele destacou o Projeto de Lei Complementar 27/20, que moderniza o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), e indicou a necessidade de urgência em sua aprovação.
“Somos um país com 230 milhões de brasileiros e 17 milhões de cooperativistas. Tenho certeza de que podemos avançar muito nesses números. O primeiro passo é a aprovação no Senado do PLP 27, que foi elaborado em conjunto pela OCB e Banco Central, e já aprovado pela Câmara por unanimidade. Esperamos que isso aconteça ainda neste ano.”
Ele também defendeu a aprovação da definição do adequado tratamento tributário ao ato cooperativo no escopo do texto da Reforma Tributária (PEC 110/19).
“É um pleito antigo, constitucional, que precisa ser regulamentado”.
Ele também defendeu a ampliação do acesso pelas cooperativas de crédito aos recursos dos fundos constitucionais de financiamento (FCO, FNO e FNE), com o propósito de fortalecer o desenvolvimento regional por meio do setor cooperativo.
A sessão teve ainda a presença do presidente do Sistema OCB Nacional, Márcio Lopes de Freitas.
Njfhsjdwkdjwfh jiwkdwidwhidjwi jiwkdowfiehgejikdoswfiw https://gehddijiwfugwdjaidheufeduhwdwhduhdwudw.com/fjhdjwksdehfjhejdsdefhe