Foi realizado nos dias 23 e 24, na sede do Sistema OCB Amapá, na região central de Macapá, o Curso de Contabilidade de Cooperativas, que tem como objetivo principal, explorar de forma didática todos os processos, diretrizes, leis e procedimentos que regem o assunto. O Curso que tem como publico alvo funcionários das cooperativas voltados para a área financeira, cooperados e claro contadores que queiram se aprimorar da contabilidade cooperativista, abordou também conhecimentos específicos da Ciência Contábil voltados para as cooperativas, incluindo os aspectos societário e tributário.
O Sistema OCB Amapá trouxe à capital do Amapá, um dos maiores especialistas na área, o contador Fabiano Oliveira, que é Consultor do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Pará (SESCOOP-PA), contador formado pela UFPA , Pós Graduado em Gestão Contábil e tributária e Presidente da Cooperativa Amazon Focus(Cooperativa de Consultores) atuando a mais de 20 anos no mundo cooperativista.
O especialista explicou que o curso diferencia as particularidades contábeis das cooperativas dos outros tipos de empreendimentos, como por exemplo, as sociedades empresariais.
“Alguns profissionais da área prestam serviços para cooperativas e trabalham a contabilidade do empreendimento como se fosse uma empresa normal, uma LTDA ou uma AS, e isso é problemático, porque as cooperativas têm muitas peculiaridades, societárias, contábeis e tributárias, que divergem das sociedades comerciais que a maioria dos contadores está acostumada a lidar. Esse é o grande diferencial deste curso”, explicou Fabiano.
A presidente do Sistema OCB Amapá, Maria Nascimento, destacou que os gestores e contadores de cooperativas precisam estar cada vez mais capacitados com conhecimentos específicos que ajudem no crescimento dos negócios.
“É importante até que os gestores tenham esse conhecimento até para cobrar melhor os profissionais que fazem a contabilidade das cooperativas. Devemos lembrar que entre as cooperativas, nós temos ramos diferenciados, e a contabilidade de uma cooperativa de trabalho é diferente da contabilidade de uma cooperativa agroextrativista, por exemplo, e isso incide no financeiro, na tributação. Então, a nossa função enquanto Sistema é justamente proporcionar esses conhecimentos às cooperativas do Amapá”, avaliou a presidente.