Cooperativas do Amapá participam do Desafio Conexsus que visa compor novos arranjos de comercialização, negócios comunitários sustentáveis e ampliação de acesso ao crédito

O Sistema OCB-AP representado pelo presidente Gilcimar Pureza, e as Cooperativas Cooperflora, Comagro, Camaipi, Cooperalca, AmazonBai, Agroporto, Coopetral, Comaru, Cassiporé e Coopmaracá participam do Desafio Conexsus, realizado em Macapá. As referidas cooperativas foram escolhidas pela Conexsus durante um processo de seleção.

O evento tem objetivo de desenvolver em rede o potencial econômico de negócios comunitários sustentáveis, para que participem ativamente e de forma mais justa das cadeias produtivas que fazem parte.

O foco são as áreas da sociobiodiversidade e da produção agroecológica, florestal, de alimentação saudável e de orgânicos, especialmente em áreas protegidas na Amazônia.

A grande finalidade é ativar e fortalecer os ecossistemas de desenvolvimento de negócios sustentáveis, com a combinação de recursos de fomento e financiamento em novos arranjos produtivos.

“É um momento de aprendizado o qual muito tem a colaborar com as cadeias produtivas”, ressaltou Mariolando Araújo, da Coopeflora, de Laranjal do Jari.

As etapas de todos os processos visam o cadastro no Mapa e Panorama do Desafio Conexsus; as Oficinas e visitas técnicas para análise das organizações cadastradas; e o Ciclo de Desenvolvimento de Negócios Comunitários Sustentáveis.

“Poder participar deste processo junto com parte das cooperativas do Amapá, fortalece nosso trabalho, e acima de tudo norteia a base do trabalho dos nossos cooperados”, destacou Gilcimar Pureza.

O Desafio aponta o desenvolvimento de organizações e negócios comunitários mais estruturados, ajuda a compor novos arranjos de comercialização e amplia o acesso ao crédito e a outros instrumentos financeiros.

O evento no Amapá prossegue na próxima quarta-feira, 29.

About Lílian Guimarães

Assessoria de Comunicação OCB/AP Contato: 98124-9681

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.