Duas cooperativas filiadas ao Sistema OCB-AP receberam nesta segunda-feira, 30, o Selo Amapá – Produto do Meio do Mundo, que visa valorizar os produtos de origem local, fortalecendo a economia amapaense. A certificação é elaborada pelo governo estadual e foi concedida às cooperativas porque elas cumprem os requisitos legais para o funcionamento das atividades voltadas para o seu local de produção e beneficiamento. A solenidade, que certificou outras 22 empresas amapaenses, aconteceu no Museu Sacaca, zona sul de Macapá.
O presidente do Sistema OCB-AP, Gilcimar Pureza, acredita que o selo é mais um mecanismo de fortalecimento ao cooperativismo amapaense. Para ele, a certificação demonstra que as cooperativas vêm seguindo a legislação e cumprindo o papel de fomentar a economia local.
“Nossos programas de apoio à gestão nas cooperativas tem contribuindo para que elas alcancem de modo que consigam se enquadrar nesse tipo de certificação. Este é um caminho para fortalecer cada vez mais o cooperativismo amapaense”, registrou o presidente, acrescentando que, atualmente, são 69 cooperativas filiadas ao sistema.
O moveleiro Edilson Melo recebeu a certificação representando a Cooperativa dos Moveleiros do Jari, que existe há 18 anos e reúne 27 trabalhadores do município de Laranjal do Jari, no sul do Amapá. O moveleiro conta que a ação é mais uma medida deve impulsionar o trabalho já desenvolvido pelo profissionais.
Edilson ressaltou que o apoio do Sistema OCB-AP é fundamental para o desenvolvimento da cooperativa.
“Nós temos acompanhamento constante do Sistema OCB-AP que nos capacita e nos atualiza ao apresentar novas formas de trabalho”, conta o moveleiro.
Outra Cooperativa que recebeu o Selo Amapá foi a Cooperativa dos Produtos da Amazônia – Camaipi representada pelo Presidente Wilton Duarte, hoje a Cooperativa reúne 38 cooperados do Município de Mazagão, no sul do Estado; eles trabalham com produtos da agricultura familiar, como açaí e castanha – itens que foram apresentados ao público durante uma degustação. Para Wilton, a certificação representa a o oportunidade de fortalecer o trabalho desenvolvido pela cooperativa.
Wilton conta que a Cooperativa Camaipi conta com o apoio do Sistema OCB-AP para continuar se desenvolvendo e ganhando cada vez mais espaço no Estado.
“Recebemos treinamentos oferecidos pelo Sistema OCB-AP e também a oportunidade de conhecer outras cooperativas a região norte. Isto enriqueceu nosso conhecimento e nos trouxe novas visões de negócio. Assim, nos sentimos mais preparados para atuar”, disse o Presidente da Cooperativa.