Tudo pronto para a realização do Dia de Cooperar 2018, marcado para 30 de junho, das 9h às 15h, no município de Laranjal do Jari, localizado no extremo sul do Amapá.
O Sistema OCB e Sescoop Amapá trazem esse ano a temática “Feira de profissões, orientação vocacional, empreendedorismo e cooperativismo” voltado para a juventude do Estado. Inúmeros parceiros compraram a idéia e embarcam junto nesta grande iniciativa que contará com uma super estrutura dentro do Instituto Federal do Amapá (IFAP) daquele município.
Durante o evento serão realizados: feira de profissões, orientações vocacional e de Educação à Distância (EAD), oficina para elaboração de currículo, orientações quanto ao cooperativismo e empreendedorismo, informações sobre o Amapá Jovem e ID Jovem, simulador de máquinas pesadas, identificação de trabalhadores do transporte autônomo, orientação sobre higiene bucal e fisioterapêutica, atendimento psicológico, feira de produtos da região, demonstração de tecnologias educacionais, Lego e realidade aumentada, além da prática de mecânica industrial e eletricidade, e as atrações culturais.
O Dia de Cooperar é o movimento que expressa a força do cooperativismo em prol de transformações sociais. Está organizado no formato de iniciativas voluntárias de responsabilidade social, executadas pelas cooperativas brasileiras.
De acordo com o presidente do Sistema OCB Amapá, Gilcimar Pureza, o objetivo da ação deste ano é despertar a juventude para o mercado de trabalho a partir do Cooperativismo e Empreendedorismo.
“Estamos mobilizados e fortalecidos com parceiros de todas as vertentes para levar o que há de melhor nas áreas de cursos, palestradas e demais assuntos voltados ao mercado de trabalho. Fazer a diferença e fortalecer o cooperativismo é a nossa bandeira”, disse Gilcimar.
Laranjal do Jari, Economia e Juventude
O município de Laranjal do Jari está localizado a 270km de Macapá e conta com cerca de 48 mil habitantes, sendo que 40% da população é formada por jovens entre 15 e 23 anos. Quanto à economia, no setor primário há a criação dos gados bovino e bubalino, além dos cultivos de arroz, abacaxi, banana, cupuaçu, feijão, laranja, milho, melancia e mandioca. No setor secundário, prevalece a extração e a fabricação de palmitos de açaí. Sobressai também a extração da castanha do Brasil, voltada à fabricação de óleo comestível.
Parceiros 2018
IFAP, SEED, SETE, SEJUV, SEST/SENAT, SENAI/SESI, SENAC, SESC, SEBRAE, CEFOPA, FUNDAÇÃO JARI, REGIONAL DE SAÚDE, ACRIAP, APROSOJA, INSTITUTO MEDIAR E TODO O SEGMENTO COOPERATIVISTA.
Dia C no Amapá
O Dia C é realizado no Amapá desde 2014. A primeira iniciativa foi voltada para o meio ambiente, com a limpeza da orla da cidade do município de Oiapoque.
Em 2015, o trabalho se voltou para a Casa da Hospitalidade no município de Santana, onde foram realizados trabalhos pontuais de reformas e atendimentos sociais e de saúde junto da comunidade do entorno. Já em 2016 o Dia C seguiu pra mais longe, chegando até o Garimpo do Lourenço, em Calçoene, onde a temática foi o combate do mosquito Aedes Aegypti e contou também com inúmeros atendimentos.
Em 2017, uma super estrutura foi levada para o estacionamento do Shopping Garden, onde a palavra de ordem foi “Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho”.
A força do Cooperativismo
O cenário brasileiro mostra a força do ato de Cooperar. Em 2017 as iniciativas em todo Brasil reuniram 120 mil voluntários, 1.081 municípios, 1.563 cooperativas e mais de 2 milhões de beneficiários.
Por Lílian Guimarães – Comunicação Sistema OCB-AP