s práticas exitosas do cooperativismo financeiro do Brasil, país em que as cooperativas de crédito mais têm crescido ao redor do mundo, são apresentadas no livro Cooperativismo financeiro: virtudes e oportunidades. Ensaios sobre a perenidade do empreendimento cooperativo, escrito pelo diretor de operações do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), Ênio Meinen, e que acaba de ter sua versão em inglês lançada pela Editora Confebras, em parceria com a MasterCard. O título, desta que é a primeira obra sobre o cooperativismo brasileiro traduzido para a língua germânica, é: Financial cooperativism: virtues and opportunities. Essays on the endurance of cooperative entreprise.
A obra está situada mais no campo conceitual e estratégico, dedicando-se a conteúdos predominantemente estratégicos. O autor aborda inúmeros aspectos da pauta global do setor, e, ainda, temas como os impactos socioeconômicos e as razões da presença do cooperativismo, incluindo seus diferenciais competitivos; a resiliência das cooperativas financeiras em tempos de crise; o relacionamento com o governo e o marco regulatório; a governança; os conflitos entre a atuação sistêmica e a autonomia cooperativa.
Como mensagem central, o autor exalta os méritos doutrinários e práticos do empreendedorismo cooperativo e convida os leitores cooperativistas de todos os continentes a refletirem sobre um conjunto de novos paradigmas que, nos mais diferentes países que o acolhem, desafiam a sustentabilidade desse singular e relevante modelo socioeconômico.
SOBRE O AUTOR
Ênio Meinen, diretor de operações do Bancoob, tem 34 anos de militância no cooperativismo financeiro e assina 15 outras publicações voltadas à cooperação. Tem larga experiência acadêmica dentro e fora do Brasil.
COMO ADQUIRIR
O livro pode ser adquirido diretamente na editora Confebras, pelo e-mail diego.mota@confebras.coop.br, pelo valor de R$ 100,00 o exemplar. Os recursos líquidos arrecadados, por decisão do autor, serão integralmente destinados a projetos sociais.