O Sistema OCB-AP está presente nos quatro cantos do Amapá dando suporte e assistência para as cooperativas. Na última semana a gerente Administrativa da OCB-AP, Maria Nascimento, participou do assessoramento da Assembleia Geral de Constituição da Cooperativa das Mulheres Extrativistas do Município de Porto Grande (COMAP).
A assembleia contou com a participação de 37 pessoas interessadas em constituir uma cooperativa do Ramo Agropecuário. Durante o encontro foi feita análise e aprovação do estatuto social, eleição e posse do Conselho Fiscal que terá três membros efetivos e três membros suplentes em seu quadro, para o mandato de um ano.
Na ocasião também ocorreu a eleição e posse da diretoria. A cooperativa terá em seu quadro de dirigentes uma presidente, uma diretora Administrativa e uma diretora
Financeira com mandato de 4 anos.
Todas as cooperadas possuem DAP física, área para plantio e cultivo de produtos voltados para a agricultura familiar. Como o cultivo de açaí; frutas de lavoura permanente, produção de mudas, coleta de castanha-do-pará em florestas nativas, fabricação de sucos concentrados de frutas, hortaliças e legumes. Também foi identificada a fabricação de farinha de mandioca e derivados.
“É um grupo consolidado e busca através da cooperativa poder comercializar os produtos de sua produção, trazendo as pessoas mais qualidade de vida e o retorno financeiro aos cooperados”, avaliou a gerente Maria Nascimento.