O BRASIL QUE CRESCE

A história que você vai ler está servindo de modelo para o cooperativismo e também para o Banco Central do Brasil. Ela mostra como uma cooperativa é capaz de transformar, para sempre, as vidas de milhares de pessoas. Estamos falando da Sicoob Credichapada – cooperativa de crédito sediada na cidade mineira de Chapada Gaúcha, onde é realizado o Programa de Educação Cooperativa, Empreendedora e Financeira.

Para o Banco Central, o programa é considerado referência nacional e, com o apoio do Sicoob Credichapada as aulas de educação financeira são ministradas em 30 escolas públicas da região, beneficiando mais de sete mil estudantes. O assunto foi o destaque principal da 22ª edição da revista Saber Cooperar, editada pelo sistema OCB e que já está disponível aqui em nosso site Revista Saber Cooperar. Confira!

Crédito para o futuro

Sete da manhã, sol a pino, poeira a rodo. É cedo, faz calor e o pó incomoda, mas os estudantes da Escola Municipal Getúlio Inácio de Farias, encravada na Comunidade Marimbas, zona rural do município de Chapada Gaúcha, no norte de Minas Gerais, estão prontos para mais um dia de estudo. No programa, aulas de matemática, português, história, geografia, artes e cooperativismo. Sim, é isso mesmo que você leu: cooperativismo.

Os alunos da escola, dirigida por Marinho Neves, 42 anos, são moradores da própria comunidade Marimbas, além das comunidades de Pequi, Cabeçudo e Mangal. No dia a dia, eles aprendem sobre cooperativismo, empreendedorismo e educação financeira. Nessas aulas, descobrem como economizar dinheiro, comprar de maneira consciente, calcular juros e escolher, de forma responsável, o que fazer com os próprios recursos.

A iniciativa ocorre graças ao Programa de Educação Cooperativa, Empreendedora e Financeira, um dos muitos projetos apoiados pela Sicoob Credichapada – cooperativa de crédito sediada na cidade e liderada pelo gaúcho Marcos Maier, 42 anos. Considerado referência nacional de educação financeira pelo Banco Central, o programa atende sete mil estudantes, em mais de 30 escolas públicas, nos municípios de Chapada Gaúcha, Urucuia, Pintópolis, São Francisco e Januária.

Em sala de aula, esses meninos e meninas estudam e aplicam os sete princípios cooperativistas (veja quadro), além de exercitar o comportamento empreendedor e a gestão das finanças pessoais. O conhecimento é aplicado de forma prática em cooperativas escolares – espécie de “laboratórios” para a vivência dos conceitos estudados a partir da produção e venda de produtos, com gestão dos alunos.

Atualmente são duas: a Cooperativa Escolar União (Unicoop), na Escola Municipal Getúlio Inácio de Farias, e a Cooperativa Escolar Moacir Cândido, da Escola Estadual Moacir Cândido (Coopermoc). A terceira está em processo de constituição, na Escola Estadual José Manoel Cirino, no Distrito de São Joaquim, em Januária (MG).

Eleita democraticamente presidente da Unicoop, a estudante Kelly Mendes, 17 anos, tem se empenhado em ajudar a cooperativa escolar a constituir um patrimônio. Somente em outubro do ano passado, ela e os outros cooperados – todos do ensino fundamental e médio – arrecadaram R$ 3.500 com a venda de hortaliças, frutas, bolos, biscoitos, doces e artesanato, como bonecas de palha.

O dinheiro foi reinvestido na própria escola e também na cooperativa. Depois de muito negociar com as empresas locais, eles conseguiram bancar a reforma do colégio, construir a sede da Unicoop, comprar móveis e eletrodomésticos, confeccionar camisetas e ainda montar uma horta comunitária.

Para continuar lendo, clique aqui.

About Lílian Guimarães

Assessoria de Comunicação OCB/AP Contato: 98124-9681

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.