O Sistema OCB/SESCOOP-AP, a Escola Família Agrícola do Carvão de Mazagão, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e o Instituto Federal do Amapá (IFAP) campus Laranjal do Jari, visitaram em fevereiro, no Paraguai, a Escola Agrícola de Cerrito.
Coordenado pela Fundação Paraguaya, a escola agrícola de Cerrito é um novo modelo de autogestão, no qual uma fazenda escola autossuficiente gera sua própria renda, desenvolvendo o empreendedorismo com os alunos. É uma instituição educacional mista sob o regime de internato com infraestrutura para abrigar até 150 alunos. A escola forma jovens de comunidades tradicionais em cursos técnicos mas com experiências práticas de produção vegetal e animal, processamento de produtos agrícolas e serviços turísticos, com viabilidade econômica.
O método trabalha a relação ensino x aprendizagem x negócios, e tem resultados grandiosos no combate à pobreza rural e urbana por meio da educação empreendedora. Com o subsídio do programa Semáforo de Eliminação da Pobreza busca ativar o potencial das famílias que lhes permite medir o nível de pobreza e identificar estratégias personalizadas para solucionar suas deficiências específicas, elaborando seu plano de vida.
Durante o intercâmbio a comitiva visitou diversas experiências tais como: – Visita a empresa TECNOEMPAR S.A, do Sr. Jorge Martins, cujo o proprietário é ex aluno da escola de Cerrito. Visita e coleta do depoimento da senhora Nídia Meza Martinz, que participa do programa o semáforo de eliminação da pobreza. Visita a Cooperativa Manduvira, que atua como parceira da Fundação e comercializa seus produtos no mercado interno e externo. Visita a Fundacion Paraguay. Finalizando a programação com diversas entrevista com alunos e professores da Escola de Cerrito.
No Amapá, o projeto inicia este ano de 2020, juntamente com outras instituições adaptada a realidade e cultura do estado.
Segundo Patrícia Sousa, superintendente do Sistema OCB/SESCOOP-AP o intercâmbio foi uma ótima oportunidade para fortalecer as parcerias e identificar a metodologia mais adequada para implantação do Projeto no Amapá.
Luis Fernando Sanabia, Gerente Geral da Fundação Paraguay, falou que a aproximação com o Sistema OCB-AP, é uma ótima oportunidade de expansão do Modelo das Escolas autossustentáveis na região norte do Brasil.
Segundo Joaquim Bello, Diretor da Escola Família do Carvão e Presidente da Cooperativa Rio Floresta, a implantação da Escola de negócios no Carvão, deverá promover novas oportunidades e sustentabilidade para comunidade.