Com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP), o Sistema OCB Amapá implantou, -feira (17), o Programa de Negócios Cooperativo, que oferta consultorias especializadas e gratuitas a cooperativas no Estados.
Trata-se de um projeto piloto do SESCOOP Nacional que tem como objetivo principal apoiar o negócio cooperativista e que traz como iniciativa estratégica a construção de perfis das cooperativas atendidas de acordo com a realidade de cada entidade filiada à unidade estadual.
O Sistema OCB Nacional enviou a Macapá uma comitiva para implantar o programa, formada por Jean Fernandes, da Gerência de Negócios da OCB Nacional, Daiana Gomes da Coordenação de Negócios do Sistema OCB Nacional, Anderson Leite, da empresa Norte Soluções Sustentáveis, e Domingos Leão, da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Eles apresentaram o funcionamento do programa ao superintendente do SESCOP-AP, Michel Araújo, e à equipe que ficará responsável pelo projeto no estado, que será coordenada pelo gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Marcelo Sarmento, e pela analista de Cooperativismo, Marcela Pinheiro.
O programa será executado por meio do plano de ação integrado entre o SESCOOP Nacional, a unidade estadual e as cooperativas, que poderão receber até cinco consultorias setoriais.
No Amapá, inicialmente, o projeto irá contemplar 4 cooperativas, que serão acompanhadas durante 1 ano por consultores contratados pelo SESCOOP Nacional.