Reconhecer, premiar e disseminar a força do cooperativismo no Amapá, esse foi o intuito do grande evento realizado pelo Sistema OCB-AP neste sábado, 07, que reuniu as cerimônias do Mérito Cooperativo 2019, e as Premiações do I Concurso Fotográfico Pelas Lentes do Cooperativismo, e o I Prêmio Cooperativismo em Foco.
O Mérito Cooperativo 2019, homenageou as cooperativas e parceiros que contribuíram para a realização do Dia de Cooperar, realizado em 12 de outubro.
Receberam o reconhecimento: o senador Suplente, Josiel Alcolumbre; o deputado Federal, André Abdon; o presidente da Câmara de Vereadores e prefeito em Exercício, vereador Marcelo Dias; o deputado Estadual, Jesus Pontes; o ex-deputado Federal e delegado da Polícia Federal, Marcos Reategui; o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, José Renato; e o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Richarlison Martins. Além das instituições EMBRAPA, CORPO DE BOMBEIROS, MARINHA DO BRASIL, FUNASA, SESI/SENAI, IEPA, CLUBE DO BODE e Escola Família do Carvão.
“Poder somar com o trabalho da OCB-AP, e principalmente, alavancar o cooperativismo em nosso estado nos orgulha. O Sistema OCB-AP e todas as nossas cooperativas tem um grande parceiro, que é o Senador Davi Alcolumbre, presidente do Senado, e estamos aqui para fazer a diferença”, destacou o senador Suplente Josiel Alcolumbre.
O Mérito também foi entregue as Cooperativas CAMAIPI, COOPERFLORA, BIO+AÇAÍ, COOPEMAC, COMARU e COOPERSIS.
O I Concurso Fotográfico Pelas Lentes do Cooperativismo, teve como objetivo captar registros fotográficos com abordagem no dia a dia das cooperativas. Em 1º lugar ficou Bruna de Oliveira, da Cooperativa Mista dos Produtores e Extrativistas do Rio Iratapuru (COMARU) que fez um registro lindíssimo do momento em que a castanha era ralada para produção dos seus subprodutos. Ela recebeu uma câmera fotográfica como premiação.
Em 2º lugar ficou Aldemir Pereira, que também é da COMARU, e foi representado por Bruna no evento. Ele fotografou o momento da separação das castanhas, para o seu devido empacotamento. Uma rotina comum nas cooperativas que trabalham com castanha.
Já o 3º lugar ficou com José dos Santos, da Cooperativa de Trabalho dos Motoristas Tele-Taxistas do Estado do Amapá (COOPTAXI), que fotografou sua ferramente de trabalho, o táxi, com o fundo do nosso maior cartão postal, a Fortaleza de São de José de Macapá. Os 2º e 3º lugares receberam um smartphone.
“Ter essa possibilidade de mostrar um pouco do nosso trabalho e da rotina, é extremamente gratificante, pois podemos assim compartilhar a essência das cooperativas e do cooperativismo”, agradeceu o taxista, José dos Santos.
O I Prêmio de Jornalismo em Foco, teve a finalidade de reconhecer, estimular e prestigiar produtos jornalísticos que disseminam o modelo socioeconômico cooperativista.
Foram premiadas quatro matérias, e os escolhidos ganharam, cada um, um smartphone. A jornalista Paula Monteiro, escreveu sobre o tema “Como as Cooperativas da Agricultura Familiar podem tirar as famílias da pobreza e estimular o desenvolvimento socioeconômico sustentável no Amapá”.
Já o jornalista Edy Wilson Silva escreveu sobre o tema: “Cooperativismo no Amapá – Um caminho que deve ser trilhado por todos que buscam novos mercados”. A jornalista Rayane Penha escreveu sobre “Cooperativismo como uma reformulação das estruturas sociais e econômicas dos garimpos no Amapá”. O jornalista Manoel do Vale, escreveu sobre “Castanha do Brasil, castanheiros do Amapá e o cooperativismo amapaense”.
“Encerramos 2019 com muitas conquistas, e principalmente, com a sensação de um ano muito produtivo e de fortalecimento das cooperativas. E isso só foi possível, em virtude das inúmeras parcerias, e do trabalho conjunto realizado com as instituições e todos aqueles que acreditam que o cooperativismo é sim, e sempre será a ponte que interligará ao crescimento econômico, a valorização das nossas comunidades, dos povos da floresta, e daqueles que carregam no sangue a força do trabalho. 2020 vem aí e o trabalho continua, afinal, a nossa bandeira e o nosso propósito são incansáveis”, compartilhou o presidente do Sistema OCB-AP, Gilcimar Pureza.