Iniciou a Semana da Competitividade, em Brasília (DF), evento promovido pelo Sistema OCB Nacional e que acontece no período de 22 a 26 de agosto.
A programação reúne as principais temáticas do momento com palestras, mesas redondas, espaço de intercooperação, rodada de negócios e outras atividades, tudo com o objetivo de tornar o cooperativismo mais competitivo e conectado a novas tendências de mercado.
O Sistema OCB-AP participa do evento com uma comitiva liderada pela sua Presidente, Maria Nascimento.
Na abertura do evento, presidente da OCB Nacional, Márcio Lopes de Freitas, ressaltou a cultura de inovação, liderança para o futuro, metodologia ESG e inteligência de mercado como focos principais que o setor deve ter rumo ao futuro.
“O cooperativismo brasileiro é referência global. Desejo a cada um muito empenho, capacitação e comprimento em prol do ponto de chegada”, disse o presidente do Sistema OCB Nacional na abertura do evento.
As atividades da programação iniciaram com o CEO do grupo Anga, José Dário Germano Neto, e Tarcila Ursini, que palestraram sobre a relação entre o Coop e Agenda ESG. Eles debateram com o público sobre os impactos negativos do capitalismo desenfreado no meio ambiente e na sociedade.
O objetivo foi de estabelecer uma análise dos princípios com a perspectiva da atual metodologia chamada ESG – forma contemporânea de avaliação da sustentabilidade corporativa.
Tânia Zanella, superintendente do Sistema OCB, pontuou que ética e sustentabilidades são os pilares de qualquer negócio e com o cooperativismo não é diferente. Por isso, as cooperativas tem se comprometido cada vez mais com as questões sociais e de meio ambiente.
À tarde, a programação seguiu com rodadas de palestras e debates com assuntos voltados para temáticas sociais, ambientais e econômicas que influenciam diretamente o cooperativismo.