Profissionais do transporte alternativo do município de Porto Grande, que fazem corridas no trecho para Macapá, se uniram com a intenção de constituir uma nova cooperativa no Amapá.
Para isso, eles solicitaram o apoio do Sistema OCB Amapá, que enviou até a cidade uma equipe chefiada pela presidente Maria Nascimento, acompanhada da Analista de Cooperativismo, Marcela Pinheiro, e o técnico de operações, Marildo Souza.
O encontro ocorreu na Câmara de Vereadores da cidade, onde a equipe do Sistema OCB Amapá, recebeu 30 profissionais que já trabalham no segmento.
Lá, Maria Nascimento palestrou sobre os princípios básicos do cooperativismo e mostrou como funciona uma cooperativa em relação aos cooperados, divisão de lucros, vínculos empregatícios, procedimentos para a constituição de uma cooperativa, entre outros aspectos.
Segundo a presidente, a intenção deles é criar uma cooperativa que se encaixará no Ramo Trabalho.
“Ficamos muito felizes quando um grupo de pessoas decide se organizar para acessar mercados consumidores através do cooperativismo. Nós, enquanto Sistema de Aprendizagem do Cooperativismo, continuaremos dando total apoio, com nossas orientações, suporte jurídico e todo arcabouço de conhecimento sobre cooperativismo que o Sistema tem a oferecer”, enfatizou a presidente.
Novos encontros deverão ocorrer ainda este ano para dar prosseguimento na criação da cooperativa.